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dc.contributor.authorKume, Honorio-
dc.contributor.authorPiani, Guida-
dc.coverage.spatialPaíses do Mercosulpt_BR
dc.date.accessioned2013-11-14T12:26:01Z-
dc.date.available2013-11-14T12:26:01Z-
dc.date.issued2001-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2154-
dc.description.abstractNo primeiro semestre de 2001, as alterações nas tarifas promovidas pelo governo argentino, principalmente sobre bens de capital, seguidas pelo governo uruguaio, têm provocado discussões sobre uma eventual reforma tarifária no Mercosul ou, até mesmo, a substituição da união aduaneira atual por uma zona de livre-comércio, o que permitiria a cada país membro autonomia na condução de sua política comercial. Este trabalho tem dois objetivos: primeiro, assumindo a manutenção da união aduaneira, apresentar sugestões para uma reestruturação da tarifa externa comum, tornando-a mais apropriada ao estímulo da competitividade externa e ao crescimento econômico e, segundo, discutir os interesses conflitantes entre os parceiros do Mercosul, no caso de um retrocesso em direção a uma área de livre-comércio. A análise da estrutura da tarifa efetiva no Mercosul indica uma relativa dispersão que poderia ser corrigida. Entretanto, o nível de proteção efetiva desfrutado pelos produtores de máquinas e equipamentos não é muito distante da média e não há indícios de que a tarifa relativa de bens de capital no Mercosul seja mais elevada que a aplicada por outros países em desenvolvimento. Mas, comparada com a dos países asiáticos e das nações desenvolvidas, a tarifa de bens de capital é relativamente elevada, sugerindo a possibilidade de efeitos negativos sobre a competitividade externa e o crescimento econômico. Uma zona de livre-comércio, apesar de permitir maior autonomia na condução da política comercial, substituiria as discussões sobre a fixação da tarifa externa comum pelas exigências relacionadas ao conteúdo regional a ser determinado para cada produto. Dependendo dos requisitos impostos pelo regime de origem, o custo do desvio de comércio pode ser equivalente ou superior ao de uma tarifa externa comum. Além disso, o custo para obtenção do certificado de origem pode representar uma barreira adicional ao comércio intra-regional.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleMercosul: dilema entre união aduaneira e área de livre-comérciopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 841: Mercosul: dilema entre união aduaneira e área de livre-comérciopt_BR
dc.title.alternativeMercosur: dilemma between customs union and free trade areapt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical17 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordMercado Comum do Sul (Mercosul)pt_BR
dc.subject.keywordZona de livre-comérciopt_BR
dc.subject.keywordUnião aduaneirapt_BR
dc.subject.keywordPolítica comercial internacionalpt_BR
ipea.description.objectiveApresentar sugestões para uma reestruturação da tarifa externa comum, tornando-a mais apropriada ao estímulo da competitividade externa e ao crescimento econômico; e discutir os interesses conflitantes entre os parceiros do Mercosul, no caso de um retrocesso em direção a uma área de livre-comércio.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 841pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn the first half of 2001, the government of Argentina undertook some changes in the import tariffs of some products, eroding the Common External Tariff (CET) of Mercosur. In particular, the tariff rates of capital goods were reduced to zero, an action with potential negative implications for the Brazilian industry of such goods. In this paper the authors address two problems. First, in the case of the maintenance of the custom union they examine the best structures for the CET, such that the different interests related to competitiveness and economic growth in the four member countries could be reconciled. If such agreement is not reached, the authors then consider the case of Mercosur being transformed into a free trade zone. This would probably reinforce the requisites of regional content in the products exchanged and the negative effects of trade diversion could be enhanced.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros

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