Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2160
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarros, Ricardo Paes de-
dc.contributor.authorMendonça, Rosane Silva Pinto de-
dc.contributor.authorSantos, Daniel Domingues dos-
dc.contributor.authorQuintaes, Giovani-
dc.contributor.otherHenriques, Ricardo (Comentários)-
dc.contributor.otherGuedes, Luis Eduardo (Auxílio)-
dc.contributor.otherGeorge, Phillippe (Operacionalização das estimações)-
dc.coverage.spatialRegião Nordeste do Brasilpt_BR
dc.coverage.spatialRegião Sudeste do Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-11-14T16:41:06Z-
dc.date.available2013-11-14T16:41:06Z-
dc.date.issued2001-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2160-
dc.description.abstractA despeito das elevadas taxas de retorno à educação, o Brasil apresenta indicadores educacionais abaixo dos padrões internacionais. Ainda mais preocupante é o fato de que o subinvestimento em capital humano é tanto mais acentuado quanto mais pobre é a família. Dado que pessoas menos escolarizadas serão com maior probabilidade pobres no futuro, essa natureza diferenciada do investimento em educação leva à transmissão intergeracional da pobreza. O objetivo principal deste texto é investigar os determinantes do fraco desempenho educacional brasileiro. A análise será focalizada no universo de indivíduos entre 11 e 25 anos de idade que vivem em áreas urbanas das regiões Nordeste e Sudeste. Quatro tipos de determinantes serão investigados: a disponibilidade e qualidade dos serviços educacionais, a atratividade do mercado de trabalho local, a disponibilidade de recursos familiares (financeiros e não-financeiros) e o volume de recursos da comunidade em que o indivíduo vive. Confirmando outros trabalhos do gênero, as características familiares mostraram ser as de maior importância. Foram encontradas ainda evidências de que mercados de trabalho atraentes estão relacionados à menor escolaridade.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDeterminantes do desempenho educacional no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 834: Determinantes do desempenho educacional no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeDeterminants of educational performance in Brazilpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical33 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordDesempenho educacional brasileiropt_BR
dc.subject.keywordIndicadores educacionaispt_BR
dc.subject.keywordServiços educacionaispt_BR
dc.subject.keywordEscolaridadept_BR
ipea.description.objectiveInvestigar os determinantes do fraco desempenho educacional brasileiro.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 834pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui apêndicespt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractDespite the high estimated returns to schooling, the Brazilian educational indicators have been below international standards over the years. Worse, the poorer the family the lower human capital investment is. Since the individual probability of being poor is strongly determined by the educational level, there exists a process of intergenerational transmission of poverty. The main goal of this article is to investigate the determinants of the weak educational performance in Brazil. The analysis focus on 11-to-25-year-old individuals, living in urban areas of the Northeast and Southeast regions. Four individual educational level determinants are investigated: the availability and quality of the educational services, the attractiveness of the labor market, the availability of family resources (financial and non-financial), and the amount of resources in the community where the individual lives. Similar to previous works, family attributes appear to be the most important. Furthermore, the results suggest that attractive labor markets are related to lower levels of schooling.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_834.pdf131.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.