Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2174
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_1888.pdf | Arquivo principal | 742.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
TD_1888_sumario_executivo.pdf | Sumário executivo | 27.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Potencial de convergência regional em educação no Brasil |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 1888: Potencial de convergência regional em educação no Brasil Potential regional convergence in Brazilian education |
Authors: | Medeiros, Marcelo Oliveira, Luis Felipe Batista de |
Abstract: | Este estudo analisa fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil, com foco em determinar como diferenças de características das populações e a forma diferenciada como essas características se distribuem influenciam resultados educacionais em cada região do país. Para isso, é analisada a população de jovens de 14 a 17 anos, em todo o Brasil, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Por meio da decomposição da desigualdade entre efeitos de atributos observados, respostas observadas a esses atributos e resíduos das regressões lineares de predição da educação, conclui-se que, para explicar desigualdades entre e intrarregionais, as respostas aos atributos são mais importantes que diferenças nas distribuições de atributos. Há, portanto, a possibilidade de se reverter uma parte da desigualdade educacional por meio de políticas educacionais que promovam uma convergência regional na direção das regiões em melhores condições. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.