Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2180
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1217.pdf349.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Financiamento público à inovação segundo a pesquisa industrial de inovação tecnológica (Pintec)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1217: Financiamento público à inovação segundo a pesquisa industrial de inovação tecnológica (Pintec)
Public funding to innovation according to the survey of industrial technological innovation (PINTEC)
Authors: Tironi, Luís Fernando
Koeller, Priscila
Abstract: A Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (Pintec) é um marco decisivo para análise, avaliação e formulação de políticas públicas de inovação, pois possibilita a realização de análises das características e do desempenho do sistema de inovação em um nível de agregação que até então não tinha sido alcançado. Este trabalho explora dados da Pintec 2000 com vistas a avaliar o efeito do financiamento governamental no desempenho inovador da firma. A linha metodológica seguida é a análise descritiva dos dados, trabalhados e apresentados em gráficos e em tabelas, comparando-se as empresas que receberam financiamento público com as que não receberam financiamento público. Algumas vezes, contrapõem-se os resultados obtidos pela Pintec com hipóteses sobre o comportamento inovador esperado das firmas, segundo o enfoque evolucionista neo-schumpeteriano. Os resultados confirmam a importância do financiamento público para a atividade inovadora, mas surgem inúmeras nuances e questões quando se examina o processo com as variáveis e os níveis de desagregação que a Pintec permite.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.