Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2196
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Varsano, Ricardo | - |
dc.contributor.author | Pereira, Thiago Rabelo | - |
dc.contributor.author | Araújo, Erika Amorim | - |
dc.contributor.author | Silva, Napoleão Luiz Costa da | - |
dc.contributor.author | Ikeda, Marcelo | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-11-21T17:56:36Z | - |
dc.date.available | 2013-11-21T17:56:36Z | - |
dc.date.issued | 2001-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2196 | - |
dc.description.abstract | A tributação cumulativa já é responsável no Brasil por quase 25% da arrecadação total dos três níveis de governo. Isso traz enormes prejuízos ao desempenho econômico do país e à sua balança comercial. Neste artigo, estimam-se as cargas setoriais de contribuições sociais cumulativas, bem como seu impacto sobre importações e exportações, discutem-se os seus malefícios e propõe-se sua substituição por contribuição não-cumulativa que gere idêntica arrecadação. Sugere-se que, em virtude de urgência e não obstante sacrifício de qualidade da contribuição, esta seja criada por lei ordinária, sem alteração da Constituição. As características preferíveis do tributo passível de criação sem emendar a Constituição são explicitadas e discutidas. São estimadas a alíquota uniforme necessária para assegurar arrecadação igual à atual bem como as alterações que ocorreriam nos recolhimentos de tributos dos diversos setores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Substituindo o PIS e a COFINS - e por que não a CPMF? - Por uma contribuição não-cumulativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 832: Substituindo o PIS e a COFINS - e por que não a CPMF? - Por uma contribuição não-cumulativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Replacing the PIS and COFINS - and why not the CPMF? - As a noncumulative contribution | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 53 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contribuição não-cumulativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tributação cumulativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arrecadação | pt_BR |
ipea.description.objective | Discutir a cumulatividade das contribuições sociais brasileiras e seu abrandamento. A Seção 2 mostra a intensidade com que se utiliza a tributação cumulativa no Brasil e a Seção 3 discute os principais malefícios por ela causados, apresentando estimativas da incidência da cumulatividade. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 832 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | Cascading taxes are responsible in Brazil for almost 25% of total revenue raised by the three levels of government. This is harmful to the country’s economic performance and to her international trade balance. In this paper, the sectoral burdens of Brazilian cascading social contributions, as well as their impacts on exports and imports, are estimated, and their harmful effects on the economy are discussed. Substitution of a value added contribution for the cascading ones is proposed. It is suggested that, in view of urgency and notwithstanding some sacrifice of its quality, the new tax be created simply by means of an ordinary law, without amending the Constitution. Most desirable features of the tax that can be created without changing the terms of the Brazilian Constitution are discussed. The uniform rate necessary to keep tax revenue constant and changes in sectoral tax payments that would arise are estimated. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Sistema Tributário | pt_BR |
Appears in Collections: | Sistema Tributário: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_832.pdf | 202.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.