Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2228
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira Júnior, Márcio de-
dc.coverage.spatialArgentinapt_BR
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialParaguaipt_BR
dc.coverage.spatialUruguaipt_BR
dc.date.accessioned2013-11-28T13:35:29Z-
dc.date.available2013-11-28T13:35:29Z-
dc.date.issued2001-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2228-
dc.description.abstractEste trabalho visa identificar e analisar as principais barreiras não-tarifárias (BNT) às exportações de produtos siderúrgicos brasileiros aos países do Mercosul. As BNTs foram identificadas a partir de entrevistas com algumas empresas siderúrgicas que exportam para o Mercosul e de questionários enviados às empresas siderúrgicas nacionais cujas exportações ultrapassam US$ 100 mil. Em relação às BNTs, os produtores nacionais afirmaram que não há restrições às suas exportações no Paraguai e no Uruguai. As restrições comerciais identificadas pelas empresas brasileiras se concentram na Argentina que, depois do Brasil, é o maior parque siderúrgico dentre os países do Mercosul. Na impossibilidade de mudar a Tarifa Externa Comum (TEC) e/ou de elevar a tarifa alfandegária sobre os produtos brasileiros, a Argentina usou as BNTs para tornar mais caros os produtos importados e assim proteger os produtores locais. As principais BNTs identificadas pelos produtores nacionais no comércio de produtos siderúrgicos com a Argentina foram: a) a necessidade de um selo de aprovação prévia para que os produtos destinados à construção civil possam ser vendidos no mercado argentino — Selo Iram; b) a abertura de dois processos antidumping; c) a aprovação de um programa de especialização industrial que permite às empresas argentinas exportadoras importar produtos para revendê-los no mercado interno com uma tarifa mais baixa que a estabelecida pela TEC; e d) licença prévia para importação (Lapi) exigindo números exatos, seja em relação ao número de peças que serão embarcadas ou ao peso da carga.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleRestrições comerciais às exportações de produtos siderúrgicos no Mercosulpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 792: Restrições comerciais às exportações de produtos siderúrgicos no Mercosulpt_BR
dc.title.alternativeTrade restrictions on exports of steel products in Mercosurpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical38 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordMercado Comum do Sul (Mercosul)pt_BR
dc.subject.keywordBarreiras não-tarifáriaspt_BR
dc.subject.keywordExportações siderúrgicaspt_BR
ipea.description.objectiveIdentificar e analisar as principais barreiras não-tarifárias (BNT) às exportações de produtos siderúrgicos brasileiros aos países do Mercosul.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 792pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe main aim of this paper is to identify and to analyze the presence of Non Tariff Barriers (NTBs) in the trade of steel products among Brazil and the other three Mercosur’s member countries. The NTBs were identified through interviews with Brazilian companies and through questionaries sent to Brazilian firms that export over one hundred thousand dollars yearly. Brazilian companies did not identify any NTB imposed by Paraguay or Uruguay. Argentina, the second largest steel producer in Mercosur, is the only trade partner that uses NTBs when trading steel products with Brazil. This happens because Argentina, in order to avoid a sharp drop in its domestic production, had to protect its firms from external competition after the drop in its internal demand. The alternative strategy to avoid reducing the production would be to raise exports. This became difficult since world prices and demand fell after the Asian Crisis and since Argentine prices are not competitive when compared to its Asian and Eastern European counterparts. The main NTBs imposed by Argentina identified by Brazilian companies are of four types: a) safety and industrial standards and regulations; b) antidumping duties; c) discriminatory bilateral agreements; and customs clearance procedures.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_792.pdf154.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.