Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2231
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMagalhães, Luís Carlos Garcia de (Coordenador)-
dc.contributor.authorTomich, Frederico Andrade-
dc.contributor.authorSilveira, Fernando Gaiger-
dc.contributor.authorVianna, Salvador Teixeira Werneck-
dc.contributor.authorSafatle, Leandro Pinheiro-
dc.contributor.authorOliveira, Alexandre Batista de-
dc.contributor.authorDourado, Rodrigo-
dc.contributor.otherSouza, André Martins de (Consultoria)-
dc.contributor.otherSoares, Cleids M. L. Cardoso (Consultoria)-
dc.contributor.otherBrito, César Travassos de (Consultoria)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-11-28T13:45:48Z-
dc.date.available2013-11-28T13:45:48Z-
dc.date.issued2001-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2231-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo central a determinação da carga de impostos indiretos que incide sobre o setor de saúde no Brasil. Isso envolve a estimação da incidência tributária tanto nos gastos das famílias quanto nos efetuados pelo setor público, aí incluídas, evidentemente, as instituições médico-hospitalares. No caso das unidades familiares, pesquisou-se basicamente, a partir dos dados individualizados (“microdados”) da Pesquisa de Orçamentos Familiares 1995/1996 do IBGE, o peso da tributação indireta nas compras de medicamentos, procedendo-se a uma análise em termos regionais e por classes de renda. Em relação ao setor público, foram levantadas, com base nos bancos de dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS), as informações relativas às aquisições de medicamentos, material médico-hospitalar e órteses/próteses. As cargas tributárias aplicadas, para ambos os casos, foram calculadas levando-se em conta as estruturas legais vigentes, em que incluem-se eventuais tratamentos diferenciados e isenções, definidas pela Secretaria da Receita Federal (SRF) e pelas Secretarias Estaduais de Fazenda. Os resultados obtidos apontam para um peso inequivocamente relevante da tributação indireta na composição final dos preços dos produtos pesquisados. Nas compras de medicamentos realizadas pelas famílias, constatou-se que a carga tributária média varia entre 21% e 26%, conforme o estado e a existência ou não de componentes importados na produção. Tal fato se reflete em acentuada regressividade dessa modalidade de tributação, agravada ainda pelo grau de essencialidade dos bens envolvidos e pela disparidade na distribuição da renda nacional. No caso dos gastos efetuados pelo SUS, verificou-se que sobre esses incide um custo fiscal expressivo, de aproximadamente R$ 1 bilhão. Portanto, a tributação indireta, da forma como atualmente está estruturada, constitui um fator a pressionar significativamente os custos do sistema de saúde pública no país.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleTributação sobre gastos com saúde das famílias e do Sistema Único de Saúde: avaliação da carga tributária sobre medicamentos, material médico-hospitalar e próteses/órtesespt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 790: Tributação sobre gastos com saúde das famílias e do Sistema Único de Saúde: avaliação da carga tributária sobre medicamentos, material médico-hospitalar e próteses/órtesespt_BR
dc.title.alternativeTaxation on health spending of households and Health System: evaluating the tax burden on medicines, medical and hospital materials and prosthetics/orthoticspt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical54 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordImpostos sobre o setor de saúdept_BR
dc.subject.keywordIncidência tributáriapt_BR
dc.subject.keywordCarga tributáriapt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar a tributação sobre medicamentos, material médico-hospitalar e próteses/órteses e a carga tributária incidente sobre os gastos familiares e do sistema AIH/SIA/SUS com esses produtos.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 790pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexopt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe main objective of this study is the determination of the indirect tax burden which is applied to Brazilian health sector. This requires the estimation of tax incidence over household expenses, as well of those made by public sector, which includes medical institutions and hospitals. Regarding the case of households, the basic aim was to evaluate the weight of indirect taxation in the purchases of drugs and medications, analysing it regionally and in terms of income classes. This has been done with the individualised data (“microdata") of IBGE’s Household Budgets Research (POF), 1995-96. In what concerns to the public sector, the informations related to acquisitions of drugs and medications, hospital material and orthesis and prostheses have been extracted from the databases of Brazilian Health System (DATASUS). The tax rates applied for both cases were calculated taking into account the effective legal structures, including eventual differentiated treatments and exemptions, defined by the Federal Revenue Secretary (SRF) and the Finance Secretaries of Brazilian states. The obtained results point unequivocally to a great importance of indirect taxation in the final composition of the researched products prices. The average tax burden which falls upon the purchases of drugs and medications made by households varies among 21% and 26%, according to the state and the existence or not of imported components in the production. There’s an obvious regressivity aspect in this situation, which is still worsened by the degree of essentiality of the involved goods and by the disparity in the national income distribution. In the case of the public sector (SUS), it was verified that there’s an expressive fiscal cost, nearby R$ 1 billion, which relapses over its expenses. Therefore, indirect taxation structure, the way which is now constituted, do represent undoubtedly an important factor to press the costs of the public health system in Brazil.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationSaúdept_BR
Appears in Collections:Saúde: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_790.pdf246.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.