Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2233
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1887.pdfArquivo principal2.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1887_sumario_executivo.pdfSumário executivo34.57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Efeitos dos pisos salariais estaduais sobre o mercado de trabalho: uma nova abordagem empírica
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1887: Efeitos dos pisos salariais estaduais sobre o mercado de trabalho: uma nova abordagem empírica
Effects of regional and occupational wage floors on labor market performance: a new empirical approach
Authors: Corseuil, Carlos Henrique Leite
Foguel, Miguel Nathan
Hecksher, Marcos Dantas
Abstract: Este trabalho avalia os efeitos dos pisos salariais introduzidos no Paraná e em São Paulo sobre alguns indicadores do mercado de trabalho. Em ambas as Unidades da Federação (UFs), são analisados três grupos ocupacionais distintos com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conclui-se que, em um dos grupos de cada UF, a política aumentou a remuneração de trabalhadores que receberiam menos que os respectivos pisos caso estes não tivessem sido criados, sem se contrair o emprego ou se aumentar a informalidade. Em particular, a taxa de emprego parece ter até reagido de forma positiva nestes dois grupos. Nos demais agregados ocupacionais, não foi encontrado qualquer efeito significativo da legislação. A maior contribuição deste trabalho é a utilização de uma nova metodologia mais apropriada para identificar efeitos de tratamento em unidades agregadas, apresentada por Abadie, Diamond e Hainmueller (2010).
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.