Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2239
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCardoso, Antonio Semeraro Rito-
dc.contributor.otherVieira, Paulo Reis (Colaborador)-
dc.contributor.otherRito, Fernanda Paes Leme P. (Colaborador)-
dc.contributor.otherFreire, Isabel (Colaborador)-
dc.contributor.otherGomes, Nilo Sergio S. (Revisor técnico)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-11-28T18:08:28Z-
dc.date.available2013-11-28T18:08:28Z-
dc.date.issued2010-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2239-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo tecer reflexões sobre ouvidoria pública como instrumento de mudança, inclusão e controle social. Como metodologia foi realizada revisão bibliográfica, além de sistematização da experiência do autor na gestão de ouvidoria, demonstrando como a ouvidoria pública contribui na construção destes instrumentos por meio da participação direta e ativa do cidadão. A ouvidoria representa, assim, um lócus privilegiado para o exercício da democracia participativa, conquista da cidadania e controle social da res publica. Por meio da valorização da ética, auxilia na renovação da sociedade civil, a partir da reconstrução da confiança e do respeito, o que depende da autonomia e da eficiência das ouvidorias públicas. Concluiu-se que, para que as ouvidorias públicas concretizem, em plenitude, seu papel de indutor de mudanças, há a necessidade de valorização da ética; adequado perfil e habilidades do ouvidor público; busca da efetividade; e autonomia da ouvidoria pública.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleOuvidoria pública como instrumento de mudançapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1480: Ouvidoria pública como instrumento de mudançapt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical29 p. : ilpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordOuvidoria públicapt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordControle socialpt_BR
dc.subject.keywordValorização da éticapt_BR
dc.subject.keywordParticipação socialpt_BR
ipea.description.objectiveTecer reflexões sobre ouvidoria pública como instrumento de mudança, inclusão e controle social.pt_BR
ipea.description.methodologyFoi realizada revisão bibliográfica, além de sistematização da experiência do autor na gestão de ouvidoria, demonstrando como a ouvidoria pública contribui na construção destes instrumentos por meio da participação direta e ativa do cidadão.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1480pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationBibliografia: possui bibliografiapt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe present work points out to show the Public Ombudsman Service as a changing, inclusion and social control tool. As methodology, a bibliography revision was made, besides the author experience in ombudsman service management, showing how the Public Ombudsman Service contributes in building those tasks through the direct and active citizen participation, which represents, a privileged locus to the participative democracy exercise, citizenship achievement and social control of everything that is public. Also, through the ethics valorization, which helps in the civil society renewing, based on the trust and respect rebuilding, which depends on the Public Ombudsman Office`s autonomy and efficiency. Therefore, the conclusion is that, in order to have the Public Ombudsman Service doing, in their plenitude, their part of changing inductor, it is necessary that exists ethics valorization; suitable public ombudsman skills and profile; Public Ombudsman Services search for effectiveness and autonomy.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationSociedade. Participação Social. Controle Socialpt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1480.pdf370.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.