Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2264
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLoureiro, Paulo Roberto Amorim-
dc.contributor.authorMoreira, Tito Belchior da Silva-
dc.contributor.authorSachsida, Adolfo-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1980-2009pt_BR
dc.date.accessioned2013-12-06T13:36:42Z-
dc.date.available2013-12-06T13:36:42Z-
dc.date.issued2013-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2264-
dc.description.abstractUtilizando dados para os 27 estados brasileiros, no período 1980-2009, observa-se que o índice de mídia (Midia) é o terceiro motivador do suicídio, depois de desemprego e violência, para todos os grupos de pessoas. O modelo estimado mostra que o aumento de 1% no Midia eleva a taxa de suicídio de homens jovens (idade entre 15 e 29 anos) em 5,34%. Este resultado parece sugerir uma espécie de efeito contágio nas taxas de suicídio, o que reforça os resultados obtidos por Cutler, Glaeser e Norberg (2001).pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleOs efeitos da mídia sobre o suicídio: uma análise empírica para os estados brasileirospt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1851: Os efeitos da mídia sobre o suicídio: uma análise empírica para os estados brasileirospt_BR
dc.title.alternativeThe effects of media on suicide: an empirical analysis for the Brazilian statespt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical29 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordSuicídio juvenilpt_BR
dc.subject.keywordMídiapt_BR
dc.subject.keywordEfeito contágiopt_BR
dc.subject.keywordComportamento grupalpt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar o papel da influência da mídia sobre o suicídio.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1851pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficas e bibliografia complementarpt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexospt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractUsing data for the 27 Brazilian states during the period 1980-2009, we found that the media index is an important determinant of the suicide rates. The econometric results suggest that an increase of 1% in the media index increases the suicide rate for young males (age between 15 and 29 years old) in 5.34%. Suggesting that contagion plays a particularly important role in teen suicide, which reinforces the results obtained by Cutler, Glaeser e Norberg (2001). Furthermore, we found that both unemployment and violence impact positively in the suicide rates.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationSaúdept_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Saúde: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1851.pdf745.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.