Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2279
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_749.pdf75.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Fluxos bilaterais de comércio e blocos regionais: uma aplicação do modelo gravitacional
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 749: Fluxos bilaterais de comércio e blocos regionais: uma aplicação do modelo gravitacional
Bilateral trade flows and regional blocks: an application of the gravity model
Authors: Piani, Guida
Kume, Honorio
Abstract: O objetivo deste trabalho é avaliar a evolução dos fluxos bilaterais de comércio internacional entre 44 países e, em particular, os efeitos de acordos preferenciais de seis blocos econômicos, no período 1986/97. Para tal, foi estimada equação de um “modelo gravitacional”, pela qual é possível comparar o peso da influência de preferências comerciais com o de outros determinantes do comércio, como a proximidade geográfica entre os países, seus níveis de renda absoluta e per capita, adjacência e idiomas comuns. Em adição, foi introduzida uma variável “distância relativa”, que permite evitar que o comércio mais intenso realizado por países isolados dos mais importantes centros econômicos seja “captado” pela dummy representativa do bloco regional, superestimando-a, e o contrário, no caso de países muito próximos daqueles centros. A análise é posteriormente segmentada em quatro subperíodos — 1986/88, 1989/91, 1992/94 e 1995/97 —, para que possam ser examinados os impactos resultantes de acordos mais recentes, como o Nafta e o Mercosul.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.