Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2287
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Jorge Abrahão de | - |
dc.contributor.author | Barreto, Angela Maria Rabelo Ferreira | - |
dc.contributor.author | Corbucci, Paulo Roberto | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1995-1998 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-12-11T13:55:05Z | - |
dc.date.available | 2013-12-11T13:55:05Z | - |
dc.date.issued | 2000-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2287 | - |
dc.description.abstract | O presente texto analisa, ao longo do período 1995/98, um conjunto de ações desencadeadas pelas instâncias federais de governo, sobretudo pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC), voltadas para o ensino fundamental. Foi possível identificar, por meio dessa análise, duas tendências norteadoras das ações governamentais, a saber: a descentralização da execução, sobretudo pela transferência de recursos financeiros, e a equalização da oferta segundo critérios objetivos de alocação e focalização dos recursos financeiros e insumos educacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | A reestruturação das políticas federais para o ensino fundamental: descentralização e novos mecanismos de gestão | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 745: A reestruturação das políticas federais para o ensino fundamental: descentralização e novos mecanismos de gestão | pt_BR |
dc.title.alternative | The restructuring of federal policies for elementary schools: decentralization and new management mechanisms | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 26 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política federal educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Insumos educacionais | pt_BR |
ipea.description.objective | Destacar as principais transformações ocorridas nos mecanismos de gestão e no desenho das políticas voltadas para o ensino fundamental, decorrentes de uma ação federal marcada por impulsos significativos visando à reestruturação dos mecanismos de gestão. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 745 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The following text analyzes, between 1995 and 1998 years, a hole of actions proceeding from the federal government instances, specially from the Ministry of the Education (MEC), directed towards the primary education. It was possible identifying, under this analysis, two trends wich directs the governmental actions: the descentralization of the execution, over all through the transfer of financial resources, and the equalization of the offer according to proper standards of alocation and focalization of financial resources and educational inputs. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_745.pdf | 96.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.