Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2309
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Corbucci, Paulo Roberto | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1995-1998 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-12-16T18:10:00Z | - |
dc.date.available | 2013-12-16T18:10:00Z | - |
dc.date.issued | 2000-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2309 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo oferecer subsídios para o debate que se instala em torno da questão da gestão da universidade pública brasileira. Para tanto, levanta e analisa os gastos do MEC com as universidades federais e busca, por meio de dados de desempenho, estabelecer indicadores de eficiência e produtividade, ao longo do período 1995/1998. Em linhas gerais, constatou-se que, a despeito de ter crescido o montante aportado pelo MEC às universidades federais, houve redução nos gastos operacionais dessas instituições. Paralelamente, houve ampliação do acesso e do número de profissionais formados, tanto em relação à graduação quanto à pós-graduação stricto sensu, assim como crescimento da produção científica. Isso sugere que houve ganhos em termos de eficiência e produtividade, ainda que se saiba que as universidades públicas têm buscado fontes alternativas de financiamento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Universidades federais: gastos, desempenho, eficiência e produtividade | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 752: Universidades federais: gastos, desempenho, eficiência e produtividade | pt_BR |
dc.title.alternative | Federal universities: costs, performance, efficiency and productivity | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 64 p. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades públicas federais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gastos educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão universitária | pt_BR |
ipea.description.objective | Oferecer subsídios para o debate que se instala em torno da questão da gestão da universidade pública brasileira. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 752 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This study aims to offer subsidies to the debate on the managerial question of the Brazilian public university. To do that, it collects and analyses MEC’s expenditures with federal universities and tries to establish efficiency and productivity indicators during the period between 1995 and 1998. In general terms, it was observed that, despite the growth of the amount of resources that MEC allocated to the federal universities, there was a reduction at the operational expenditures of those institutions. Simultaneously, there was an expansion of the access and number of graduated stricto sensu and post-professionals, and a scientific production growth. This suggests that there were gains in terms of efficiency and productivity, although we know that the public universities have looked for alternative means of financing. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_752.pdf | 616.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.