Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2341
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_761.pdf158.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Mecanismo de desenvolvimento limpo e o financiamento do desenvolvimento sustentável no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 761: Mecanismo de desenvolvimento limpo e o financiamento do desenvolvimento sustentável no Brasil
Clean development mechanism and financing sustainable development in Brazil
Authors: Motta, Ronaldo Seroa da
Ferraz, Claudio
Young, Carlos Eduardo Frickmann
Austin, Duncan
Faeth, Paul
Abstract: O Protocolo firmado na Conferência das Partes de 1997 da Convenção de Mudanças Climáticas, em Kioto, finalmente fixou um teto de emissões para vários países desenvolvidos e introduziu a possibilidade de mecanismos de criação de mercado de carbono. Esse comércio entre países com e sem teto seria, então, realizado pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Com o MDL, qualquer país sem teto de emissões pode desenvolver projetos de redução de sua emissão de gases do efeito estufa (carbono) e receber créditos por isso, podendo vender esses créditos num mercado internacional. Este mercado de MDL vai gravitar em torno de opções mais baratas em termos de preços de carbono oferecidos pelas opções de cada país. Este estudo analisa a viabilidade financeira das oportunidades brasileiras nesse mercado vis-à-vis seus impactos locais relacionados ao meio ambiente, ao desenvolvimento econômico e à equidade.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.