Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2347
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCastro, Jorge Abrahão de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1995-1997pt_BR
dc.date.accessioned2013-12-27T16:32:10Z-
dc.date.available2013-12-27T16:32:10Z-
dc.date.issued2000-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2347-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar o processo de gasto do (antigo) FNDE e da FAE que ocorreu até 1997, centrando-se no período 1995/97, e o processo de gasto desenvolvido, preliminarmente, pelo (novo) FNDE, considerando o atual marco estratégico previsto para a gestão da capacidade de gasto do MEC. O seu foco analítico privilegia, enquanto elementos interpretativos, os aspectos políticos e institucionais presentes no processo decisório e os aspectos quantitativos dos gastos, a partir da concepção de que o principal propósito de uma série de gastos é servir de subsídio para a (re)formulação de políticas existentes e/ou como base de projeção para as ações futuras. A pergunta-chave para o desenvolvimento deste trabalho é: que papel pode desempenhar o (novo) FNDE no processo de gasto do MEC? Como resposta a tal indagação este trabalho procura verificar a hipótese de que a criação desse novo órgão procurou eliminar os conflitos interburocráticos que existiam entre o (antigo) FNDE e a FAE e reforçar a implementação de uma política de descentralização de recursos reafirmando a estratégia de redefinição do papel do MEC. A análise desenvolvida procura compreender como ocorreu o processo de gasto, a partir da dinâmica específica dos interesses dominantes que se manifestaram ao longo das diferentes conjunturas que compuseram o período examinado. Além de apresentar e analisar os resultados, em termos de capacidade de gasto, da ação governamental neste item ligado à educação, a abordagem adotada neste texto privilegia o caráter emulativo e contraditório do processo das políticas de gastos públicos admitindo, principalmente, que o Estado não é uma entidade monopólica a serviço de um único sujeito a ter interesses e a efetuar, solitariamente, as decisões no ato de planejar e executar programas. Mas isto repercute sobre o Estado as demandas e as contradições de diversos atores sociais e políticos, que são sujeitos diligentes, criativos e dinâmicos com capacidade de articular e reivindicar seus interesses lutando por eles, de forma a influenciar a distribuição de recursos públicos, seja para mantê-la sem mudança, ou para introduzir alteração a seu favor. Admite-se que, no decorrer do processo, coexistem vários atores que planejam e atuam a partir de posições distintas, de acordo com a compreensão e a explicação da realidade que corresponde as suas necessidades, exigências e propósitos e pelas diferentes capacidades de ação de cada um, dadas pelos recursos de poder sob seu comando. Esses atores em seus processos de articulação confrontam-se e organizam (ou não), consensualmente, as decisões no campo de interações políticas, arenas decisórias, em torno da manutenção e/ou ampliação de seus respectivos espaços no controle dos recursos de poder à disposição do Estado. Em cada uma dessas arenas decisórias são definidos centros de decisão das políticas em formulação e implementação. Considera-se, também, que é específica a natureza da articulação dos atores e das ações políticas voltadas para promover ou impedir mudanças na estrutura jurídico-institucional e nos processos político-administrativos.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAvaliação do processo de gasto público do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 760: Avaliação do processo de gasto público do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)pt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of public expenditure process in the National Fund for Education Development (FNDE)pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical124 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordGasto governamental educacionalpt_BR
dc.subject.keywordFundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)pt_BR
dc.subject.keywordGestão orçamentária educacionalpt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar o processo de gasto do antigo FNDE e da Fundação de Assistência ao Estudante (FAE) que ocorreu até 1997, centrando-se no período 1995/97, e o processo de gasto desenvolvido preliminarmente pelo novo FNDE, considerando o atual marco estratégico previsto para a gestão da capacidade de gasto do MEC.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 760pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe objective of this assignment is to analyze the spending process of the (ex) FNDE and of the FAE which have occurred until 1997, based in the period of 1995 to 1997. Additionally the document looks into the process of preliminary expenditure development by the new FNDE, therefore the new foreseen strategic boundary for the management of the MEC expenditure has been taken into account. The assignments analytical focus is to grant privileges using interpretive elements, present political and institutional aspects in the decision making process, and quantitative expenditure aspects, beginning with the conception that the main purpose of an expenditure series must serve as a subsidy for the redefinition of already existing policies, or as a projection base for future actions. Thus the key question for the elaboration of this study is: which role can (the new) FNDE play in the expenditure process of the MEC ? As a reply to such an inquiry this assignment tries to check the hypothesis that the creation of this new office has been attempting to eliminate bureaucratic conflicts that arose between the ex FNDE and the FAE. Moreover this study tries to reinforce an implementation of a resource decentralization policy, reassuring the strategy of the new definition of the MEC’s role. The resulting analyses tries to understand how the expenditure process occurred, beginning with specific motions of the dominant interests that have shown themselves in various occasions, and which made up the analyzed time. Besides illustrating and analyzing the results in terms of governmental action budget capacity, in this particular item linked to education, the type of approach adopted in this assignment allows the contradictory and yet similar feature of the public expense policies. Mainly, this type of approach hereby admits that the State is not a monopolistic entity in the service of one particular element with interest in acting exclusively, regarding decisions of program planning and execution. This entity may influence the State, causing repercussions like demands and contradictions from diverse social and political factions, which are the creative and dynamic members of the ruling class, who embody a capacity to persuade and claim their interests. Consequently, this entity exerts influence on the distribution of public resources, whether to prevent change or to introduce alterations to its favor. It is clear that during the process there are various factions planning and acting from different standpoints, according to the understanding and explanation of the reality that relates to their needs, demands and purposes, because of their individual capacity for action, handed to them by the resource of power under their command.. These factions, in their argumentative processes, confront each other and organize in agreement the decisions in the field of political interactions and decisive arenas, concerning the upkeep and growth of their respective space, relating to the control of power available to the State. In each of those decisive arenas are established the decision nerve centers of creation and implementation policies. In conclusion, it should also be taken into account that the nature of the faction articulation and the political actions envisaged to promote or hinder change in the institutional/judicial structure, even in the political or administrative processes, is specific.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_760.pdf567.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.