Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2394
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_751.pdf2.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Desestruturação do mercado de trabalho brasileiro e limites do seu sistema público de emprego
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 751: Desestruturação do mercado de trabalho brasileiro e limites do seu sistema público de emprego
Disruption of the Brazilian labor market and limits of their public employment system
Authors: Cardoso Jr., José Celso Pereira
Abstract: O texto discute um conjunto de restrições à eficácia dos programas inscritos no Sistema Público de Emprego brasileiro, com ênfase nos anos 1990. A principal limitação apontada é de ordem externa e coercitiva à natureza e forma de funcionamento dos programas do SPE nacional, ligada ao processo de desestruturação (informalização, precarização, desocupação e piora distributiva) do mercado de trabalho doméstico em período recente. Um segundo conjunto de restrições está relacionado ao caráter tardio e reflexo (ou imitativo) da montagem do SPE no país, a partir do que se procura enfatizar a necessidade de alargamento do campo de ação das políticas públicas de emprego e reformulação dos programas que considere as especificidades da economia brasileira e do seu mercado de trabalho.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.