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dc.contributor.authorCassiolato, Maria Martha de Menezes Costa-
dc.contributor.authorGarcia, Ronaldo Coutinho-
dc.contributor.otherSantos, Andreia Rodrigues dos (Cooperação)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2014-01-15T18:22:44Z-
dc.date.available2014-01-15T18:22:44Z-
dc.date.issued2014-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2406-
dc.description.abstractO trabalho analisa os arranjos político-institucionais do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Ao investigar os arranjos de implementação de políticas críticas para o desenvolvimento e seus efeitos sobre os resultados observados, pretende-se ampliar a compreensão sobre a ação do Estado no Brasil atual, extraindo-se subsídios para a inovação institucional da gestão das políticas públicas no atual contexto democrático do país. O alcance do objetivo mais imediato do programa – ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica – sugere a construção de uma apropriada base legal, o acerto do arranjo institucional montado para o PRONATEC, uma considerável capacidade técnico-burocrática, em que pese a deficiência quantitativa de pessoal na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC). No que diz respeito à dimensão societal-participativa, há de ser considerado o esforço em desenvolvimento para otimizar os processos de audiência pública e para a organização e institucionalização dos fóruns nacional e estaduais. A expansão da rede federal se faz de modo bastante republicano e equitativo, com expressivo envolvimento de parlamentares, executivos estaduais e municipais e, principalmente, por meio de audiências públicas, daqueles direta e indiretamente interessados.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titlePRONATEC: múltiplos arranjos e ações para ampliar o acesso à educação profissionalpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1919: PRONATEC: múltiplos arranjos e ações para ampliar o acesso à educação profissionalpt_BR
dc.title.alternativePRONATEC: multiple arrangements and actions to expand access to vocational educationpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical63 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC)pt_BR
dc.subject.keywordEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subject.keywordArranjos institucionaispt_BR
dc.subject.keywordCapacidades políticas e administrativaspt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar os arranjos político-institucionais do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1919pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficas e bibliografia complementarpt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

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