Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2406
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cassiolato, Maria Martha de Menezes Costa | - |
dc.contributor.author | Garcia, Ronaldo Coutinho | - |
dc.contributor.other | Santos, Andreia Rodrigues dos (Cooperação) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-01-15T18:22:44Z | - |
dc.date.available | 2014-01-15T18:22:44Z | - |
dc.date.issued | 2014-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2406 | - |
dc.description.abstract | O trabalho analisa os arranjos político-institucionais do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Ao investigar os arranjos de implementação de políticas críticas para o desenvolvimento e seus efeitos sobre os resultados observados, pretende-se ampliar a compreensão sobre a ação do Estado no Brasil atual, extraindo-se subsídios para a inovação institucional da gestão das políticas públicas no atual contexto democrático do país. O alcance do objetivo mais imediato do programa – ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica – sugere a construção de uma apropriada base legal, o acerto do arranjo institucional montado para o PRONATEC, uma considerável capacidade técnico-burocrática, em que pese a deficiência quantitativa de pessoal na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC). No que diz respeito à dimensão societal-participativa, há de ser considerado o esforço em desenvolvimento para otimizar os processos de audiência pública e para a organização e institucionalização dos fóruns nacional e estaduais. A expansão da rede federal se faz de modo bastante republicano e equitativo, com expressivo envolvimento de parlamentares, executivos estaduais e municipais e, principalmente, por meio de audiências públicas, daqueles direta e indiretamente interessados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | PRONATEC: múltiplos arranjos e ações para ampliar o acesso à educação profissional | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 1919: PRONATEC: múltiplos arranjos e ações para ampliar o acesso à educação profissional | pt_BR |
dc.title.alternative | PRONATEC: multiple arrangements and actions to expand access to vocational education | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 63 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arranjos institucionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capacidades políticas e administrativas | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar os arranjos político-institucionais do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 1919 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas e bibliografia complementar | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_1919.pdf | Arquivo principal | 2.23 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
TD_1919_Sumário_executivo.pdf | Sumário executivo | 34.61 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.