Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2430
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_0566.pdf | 254.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O Impacto de três inovações institucionais na educação brasileira |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 566: O Impacto de três inovações institucionais na educação brasileira The impact of three institutional innovations in Brazilian education |
Authors: | Barros, Ricardo Paes de Mendonça, Rosane Silva Pinto de |
Abstract: | O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da implantação de três inovações em gestão escolar — transferência direta de recursos para as escolas, eleição de diretor e colegiado —, sobre o desempenho educacional. Compara-se o desempenho dos sistemas estaduais mais e menos inovadores, objetivando o controle, entre outras diferenças, de como a qualidade do ambiente familiar e a qualidade do corpo docente podem também ser responsáveis pelas diferenças em desempenho educacional entre tais sistemas. O estudo descreve de forma sucinta o processo de difusão de cada uma das três inovações em forma de gestão ocorrido no Brasil ao longo dos últimos 15 anos, e, apresenta, ainda, uma discussão teórica sobre por que e como tais inovações deveriam influenciar o desempenho educacional. Desenvolve, ainda, uma análise empírica agregada, utilizando informações longitudinais estadualizadas, com o objetivo de contrastar, tanto o desempenho dos estados (inovadores ou não), como o desempenho de cada um deles, antes e após a introdução das inovações. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | Licença Comum: é permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.