Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2476
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0599.pdf350.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O mercado privado de serviços de saúde no Brasil: panorama atual e tendências da assistência médica suplementar
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 599: O mercado privado de serviços de saúde no Brasil: panorama atual e tendências da assistência médica suplementar
The private market for health services in Brazil: current situation and trends of further medical care
Authors: Almeida, Celia
Abstract: A assistência médica suplementar constitui parte significativa do mercado de serviços privados de saúde no Brasil. Na última década, apresentou um crescimento expressivo, pari passu à implantação do Sistema Único de Saúde e à intensificação dos conflitos entre os atores que participam dessa arena setorial, acelerando-se o processo de aprovação de regulação específica. Atualmente, passa por um momento de transformação, que pode significar um ponto de inflexão importante em relação aos desenvolvimentos históricos anteriores. O primeiro objetivo deste texto é traçar um panorama da situação atual e delinear tendências, em geral baseadas em estimativas quantitativas e inferências qualitativas. O segundo é cotejar, a partir das informações disponíveis, a realidade nacional com alguns dados internacionais, na perspectiva de iluminar aspectos críticos e contribuir para o debate. No capítulo 2, procuramos delimitar a área sob análise, caracterizando a assistência médica suplementar desde a sua origem e descrevendo as modalidades existentes no Brasil. A seguir, analisamos a dinâmica da expansão recente e o dimensionamento do setor, discutindo os limites da expansão desse mercado. No capítulo 6, avaliamos as vinculações entre o SUS e a assistência médica suplementar. No capítulo 7, discutimos os pressupostos teóricos da regulação pública dos seguros privados vis-à-vis as especificidades do mercado de assistência médica e analisamos a recente regulamentação no Brasil, comparando-a com as experiências de outros países. No capítulo 8, analisamos as tendências internacionais, com especial ênfase nos EUA, discutindo as inovações trazidas pelas reformas contemporâneas — managed care e managed competition — e alertando para o reflexo dessa dinâmica no contexto nacional.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Licença Comum: é permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Saúde: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.