Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2552
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Corbucci, Paulo Roberto | - |
dc.contributor.other | Fontoura, Natália (Comentários e sugestões) | - |
dc.contributor.other | Soares, Sergei (Comentários e sugestões) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 200-2006 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-02-24T17:23:34Z | - |
dc.date.available | 2014-02-24T17:23:34Z | - |
dc.date.issued | 2009-09 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2552 | - |
dc.description.abstract | Este texto para discussão tem por objetivo identificar possíveis causas da redução das matrículas no ensino médio regular, ocorrida em nível nacional a partir de 2005. Para tanto, foram analisados dados de matrículas desagregados segundo as seguintes variáveis: i) dimensão regional; ii) turno de ensino; iii) dependência administrativa (pública/privada); iv) localização da escola (rural/urbana); v) séries de ensino; vi) faixas etárias; e vii) sexo do estudante. Além dos dados de matrículas, disponibilizados pelo Censo Escolar da Educação Básica, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), foram utilizadas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recorte temporal compreendeu o período 2000-2006. Alguns fatores foram identificados como possíveis explicações para a redução das matrículas no ensino médio regular: i) diminuição do número de concluintes do ensino fundamental; ii) redução da distorção idade–série no ensino médio; e iii) aumento das matrículas no ensino médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Sobre a redução das matrículas no ensino médio regular | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 1421: Sobre a redução das matrículas no ensino médio regular | pt_BR |
dc.title.alternative | About the enrollments decline in regular high school | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 22 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio regular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Censo Escolar da Educação Básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação formal | pt_BR |
ipea.description.objective | Identificar possíveis causas da redução das matrículas no ensino médio regular, ocorrida em nível nacional a partir de 2005. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão 1421 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Conteúdo: anexo | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The goal of this discussion text is to identify possible causes of the reduction in regular high school enrollment, which occurred in Brazil since 2005. The text analyzes enrollment data disaggregated according the following variables: i) region; ii) class period; iii) administration level (public/private); iv) school location (rural/urban); v) grades; vi) ages groups; and vii) gender. In addition to enrollment data available from the Ministry of Education’s Basic Education Census, information from the National Household Survey (PNAD), collected by the Brazilian Institute of Geography and Statistics, was also used. The period analyzed was from 2000 to 2006. Some factors were identified as possible explanations for the high school enrollment reduction: i) decreasing number of graduates from elementary education; ii) reduction of age-grade lag in high school level; iii) enrollment increase in youths and adults and adult education (EJA). | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros Gênero e Raça |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_1421.pdf | 214.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.