Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2569
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorIsmael, Ricardo-
dc.contributor.otherMonteiro Neto, Aristides (Coordenação da pesquisa)-
dc.contributor.otherVergolino, José Raimundo (Participação na pesquisa)-
dc.contributor.otherSilva, Robson (Participação na pesquisa)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1988-2010pt_BR
dc.date.accessioned2014-02-25T14:16:25Z-
dc.date.available2014-02-25T14:16:25Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2569-
dc.description.abstractO artigo discute o papel dos governos estaduais no federalismo brasileiro posterior à Constituição Federal (CF) de 1988, muito marcado pela presença de mecanismos cooperativos e competitivos na relação entre a União e os estados e destes entre si. Os governos estaduais perderam peso político na medida em que o governo federal ganhou legitimidade no processo político-eleitoral, estabeleceu uma base política aliada estável no Congresso Nacional, avançou na direção de maior controle sobre as finanças públicas subnacionais, no governo Fernando Henrique Cardoso, e ampliou seus poderes na produção de políticas públicas, no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Não é desejável retornar aos anos 1980, quando alguns enxergaram um federalismo de governadores, mas também não podemos deixar prosperar alguns aspectos presentes nas duas décadas anteriores, como a desconfiança permanente em relação aos gastos estaduais e um cenário federativo no qual não se sabe onde começam e nem onde terminam os poderes da União.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleGovernos estaduais no ambiente federativo inaugurado pela Constituição Federal de 1988: aspectos políticos e institucionais de uma atuação constrangidapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1907: Governos estaduais no ambiente federativo inaugurado pela Constituição Federal de 1988: aspectos políticos e institucionais de uma atuação constrangidapt_BR
dc.title.alternativeState governments in the federation environment inaugurated by Federal Constitution of 1988: political and institutional aspects of a constrained actuationpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical39 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordGovernos estaduais brasileirospt_BR
dc.subject.keywordFederalismo brasileiropt_BR
dc.subject.keywordRelações intergovernamentaispt_BR
dc.subject.keywordCapacidades governativaspt_BR
ipea.description.objectiveDiscutir os aspectos políticos e institucionais envolvidos na evolução das capacidades governativas estaduais no período de 1990 a 2010, especialmente nos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), procurando identificar as restrições a que foram submetidos.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1907pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper discusses the role of the state governments in the Brazilian federative system in the post-1988 Federal Constitution period, which is much characterized by cooperative and competitive mechanisms between the Union and the states and among the states themselves. The state governments lost political stature while the federal government managed to gain legitimacy in the political and electoral processes, managed to establish a stable allied political basis in the National Congress, as well as to move towards a higher level of control over the subnational public finances in the Fernando Henrique government and to broaden its powers in the formulation of public policies in the Luiz Inácio Lula da Silva government. It is not desirable to return to a scenario similar to the one in the eighties, when one could observe a governors federative system. But we also shouldn’t let flourish some aspects that were present in the two prior decades, such as the permanent distrust in regards of the state expenses and a federative scenario in which one does not know where the Union powers start or finish.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1907.pdfArquivo principal1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1907_sumario_executivo.pdfSumário executivo421.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.