Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2600
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1929.pdfArquivo principal1.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1929_sumario_executivo.pdfSumário executivo33.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Possibilidades de fomento às firmas brasileiras de engenharia de projeto da indústria naval
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1929: Possibilidades de fomento às firmas brasileiras de engenharia de projeto da indústria naval
Promotion possibilities to the Brazilian engineering naval design firms firms
Authors: Cerqueira Junior, Mário José Barbosa
Abstract: O objetivo deste estudo é avaliar as necessidades e as possibilidades de fomento às firmas de engenharia de projeto brasileiras, mais especificamente aquelas voltadas para a indústria naval, e também oferecer um diagnóstico capaz de orientar a formulação, a implementação e a avaliação de políticas de apoio que fortaleçam este segmento de serviços. Os procedimentos metodológicos adotados envolveram basicamente revisão bibliográfica e entrevistas com atores-chave de entidades ligadas à engenharia naval no Brasil. Buscou-se caracterizar os principais tipos de projetos de engenharia naval; avaliar o nível de capacitação das principais consultorias de engenharia de projetos navais no Brasil; analisar o nível de exigência técnica dos principais contratantes de projetos de engenharia naval no Brasil; e examinar as principais recomendações técnicas para os projetos de engenharia por parte das empresas de construção naval, da Marinha e de institutos de ciência e tecnologia (ICTs). Pôde-se constatar que a engenharia consultiva de projetos navais no Brasil tem grandes oportunidades para se desenvolver, uma vez que há amplo mercado em potencial. Foram apresentadas algumas proposições para reforçar o desenvolvimento e a competitividade do setor de engenharia consultiva de projetos navais no Brasil, o qual tem boa capacitação, mas não é devidamente aproveitado para projetos básicos. As questões tecnológicas e as sinergias com produtores de equipamentos locais também poderiam ser potencializadas, contribuindo fortemente para o desenvolvimento e o aprimoramento da cadeia nacional de navipeças.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Indústria: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.