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dc.contributor.authorRamos, Lauro Roberto Albrecht-
dc.contributor.authorReis, Maurício Cortez-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1996pt_BR
dc.date.accessioned2014-02-25T18:07:32Z-
dc.date.available2014-02-25T18:07:32Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2629-
dc.description.abstractEste artigo analisa o impacto da educação dos pais sobre os retornos à escolaridade dos trabalhadores e as consequências desse efeito para a desigualdade de rendimentos no Brasil. Utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 1996, os resultados mostram que cada ano a mais de estudo está associado a um aumento de 4,8% no diferencial de rendimentos entre trabalhadores cujos pais alcançaram pelo menos 8 anos de estudo em relação ao grupo de indivíduos cujos pais não completaram 4 anos de estudo. Os resultados também sugerem que mesmo mantendo a elevada desigualdade educacional constante, a desigualdade seria reduzida e a média dos rendimentos do trabalho aumentada substancialmente se trabalhadores com pais pouco escolarizados tivessem o mesmo retorno à escolaridade que os trabalhadores cujos pais alcançaram níveis mais altos de educação.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Escolaridade dos pais, os retornos à educação no mercado de trabalho e a desigualdade de rendimentospt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1442: A Escolaridade dos pais, os retornos à educação no mercado de trabalho e a desigualdade de rendimentospt_BR
dc.title.alternativeThe parental schooling, the workers' return to the education and the income inequalitypt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical19 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordRetorno à escolaridadept_BR
dc.subject.keywordEscolaridade dos trabalhadorespt_BR
dc.subject.keywordEscolaridade dos paispt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade de rendimentospt_BR
ipea.description.objectiveMostrar que não apenas a mobilidade educacional e de rendimentos é baixa, mas também que o diferencial de rendimentos de filhos de pais com educação mais elevada em relação a filhos cujos pais alcançaram um baixo nível de educação depende positivamente dos anos de estudo do trabalhador.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1442pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper investigates the impact of parental education on the earnings returns to schooling and the consequences of this effect for income inequality in Brazil. The empirical analysis uses data from the 1996 Brazilian Household Survey (PNAD). According to the estimated results, each additional year of schooling is associated with an increase of 4.8% in the earnings differential between workers whose parents had at least 8 years of education and those workers whose parents did not complete 4 years of schooling. The results also indicate that earnings inequality would be reduced and the average labor earnings would be increased a lot if workers with low educated parents have the same return to schooling that those workers whose parents have achieved higher levels of education.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

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