Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2639
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1912.pdfArquivo principal3.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1912_Sumário_executivo.pdfSumário executivo447.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A economia de ecossistemas e da biodiversidade no Brasil (TEEB-Brasil): análise de lacunas
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1912: A economia de ecossistemas e da biodiversidade no Brasil (TEEB-Brasil): análise de lacunas
The economics of ecosystems and biodiversity in Brazil (TEEB-Brazil): gap analysis
Authors: Roma, Júlio César
Saccaro Junior, Nilo Luiz
Mation, Lucas Ferreira
Paulsen, Sandra Silva
Vasconcellos, Pedro Gasparinetti
Abstract: Desenvolvido em consonância com os princípios do The Economics of Ecosystems and Biodiversity (TEEB) internacional, o estudo intitulado A economia de ecossistemas e da biodiversidade no Brasil (TEEB Brasil): análise de lacunas tem o objetivo de promover um melhor entendimento do valor econômico da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos brasileiros, visando levá-los em consideração nos processos de tomada de decisão e incorporá-los de maneira mais apropriada nas políticas públicas nacionais. Esse é um objetivo a ser atendido no médio prazo, o que requer a sua execução em etapas. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma revisão bibliográfica de estudos que valoraram ou evidenciaram a importância dos serviços ecossistêmicos e da biodiversidade para a economia brasileira, publicados ao longo dos últimos dez anos. Para os estudos empíricos identificados, realiza-se uma análise contendo suas frequências nos biomas brasileiros, os serviços ecossistêmicos e setores econômicos abordados, além dos métodos utilizados nos exercícios de valoração. Adicionalmente, são tratados os seguintes tópicos: i) estrutura institucional e política voltada para a conservação e gestão da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos no Brasil; ii) iniciativas não governamentais para a conservação do capital natural nacional; iii) capacidades técnicas atuais relacionadas à economia dos ecossistemas e da biodiversidade; e iv) disponibilidade de dados para alguns serviços ecossistêmicos (água, estoque e sequestro de carbono, provisão de produtos florestais madeireiros e não madeireiros). Por fim, analisam-se as lacunas para a realização das próximas fases da iniciativa TEEB-Brasil e se apresentam recomendações para superá-las.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.