Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2640
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1416.pdf160.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A distribuição das transferências, público-alvo e cobertura do Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1416: A distribuição das transferências, público-alvo e cobertura do Benefício de Prestação Continuada (BPC)
The distribution of transfers, audience and coverage of the Continuous Cash Benefit (BPC)
Authors: Medeiros, Marcelo
Sawaya Neto, Melchior
Granja, Fábio Henrique
Abstract: O estudo analisa as distribuições de pessoas idosas e deficientes incapazes para o trabalho e para a vida independente, dos benefícios e dos níveis de cobertura do BPC nos diferentes estratos de renda da população brasileira com base em informações do Censo de 2000, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2006, ambos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e registros administrativos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Conclui que a população de idosos e deficientes incapazes se distribui uniformemente nos estratos de renda, mas os benefícios são distribuídos predominantemente em grupos de renda mais baixa da população. Consequentemente, a cobertura do programa também é maior entre os mais pobres. Aparentemente a cobertura da população-alvo ainda é insuficiente. O programa apresenta erros de focalização, mas estes são, em sua maioria, de baixa intensidade.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.