Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2642
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1420.pdf400.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Entre o trabalho e a garantia de renda: a trajetória recente da proteção social no Canadá
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1420: Entre o trabalho e a garantia de renda: a trajetória recente da proteção social no Canadá
Between work and income security: the recent trajectory of social protection in Canada
Authors: Jaccoud, Luciana de Barros
Abstract: Os últimos 20 anos têm sido marcados por reformas nos sistemas de proteção social em um largo conjunto de países. De forma geral, tem-se observado o crescimento dos programas não contributivos de garantia de renda e sua associação a programas de inserção no mercado de trabalho. Essa trajetória também foi percorrida pelo Canadá, cujo sistema federativo acolhe diferentes experiências nesse campo. Este trabalho tem como objetivo traçar um retrato sobre a evolução recente dos programas de segurança de renda desenvolvidos pelos governos federal e provincial em benefício da população do Quebec. A necessidade de abordar os programas originários nas duas esferas de governo justifica-se pela importância desses programas em relação aos objetivos de garantia de renda para os diversos segmentos da população, assim como pelos esforços em busca de maior integração entre essas várias iniciativas. O trabalho apresenta a trajetória dos programas para a segurança de renda voltados aos idosos, às crianças e à população em situação de pobreza. Descreve-se ainda a evolução recente das políticas de renda voltadas predominantemente para a população em idade ativa, assim como as iniciativas de inserção no trabalho para este grupo, que vêm sendo progressivamente aprimoradas e integradas, tendo em vista o objetivo do combate à pobreza, de promoção do emprego e de dinamização do mercado de trabalho.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.