Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2691
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Beltrão, Kaizô Iwakami | - |
dc.contributor.other | Brasileiro, Hugo (Coleta e digitação de dados) | - |
dc.contributor.other | Calixto, Alex (Coleta e digitação de dados) | - |
dc.contributor.other | Bisaggio, Roberta (Coleta e digitação de dados) | - |
dc.contributor.other | Gonçalves, Rachel (Coleta e digitação de dados) | - |
dc.contributor.other | Moreira, Rodrigo Pinto (Organização de gráficos e tabelas) | - |
dc.contributor.other | Silva, Adriano Duarte da (Organização de gráficos e tabelas) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1940-2000 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-02-28T17:02:11Z | - |
dc.date.available | 2014-02-28T17:02:11Z | - |
dc.date.issued | 2003-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2691 | - |
dc.description.abstract | As barreiras cognitivas impedem o avanço dos grupos sociais menos afluentes. Depois da linguagem falada, é a linguagem escrita a fronteira mais básica a ser transposta para exercer uma real cidadania. Este trabalho apresenta e analisa as taxas de alfabetização da população brasileira tal como mensurada nos censos entre 1940 e 2000. Sempre que possível, desagrega essa informação por cor ou raça (o quesito de cor ou raça só não foi levantado no Censo de 1970). O quadro é de uma discrepância que diminui no tempo, e de alguma forma muito mais rapidamente para as mulheres. Quando se considera o agregado da população, a taxa de alfabetização feminina superou a masculina já no Censo de 1991. Existe uma clara hierarquização nos níveis de alfabetização das diferentes categorias de raças ou cores consideradas nos censos brasileiros: amarela, branca, parda, preta e indígena. Um modelo linear generalizado com função de ligação logito e distribuição binomial é ajustado, confirmando os comentários já realizados e quantificando a intensidade das diferenças. Nos Anexos encontram-se disponíveis, respectivamente, as taxas brutas para a população de 10 anos e mais os parâmetros estimados para o modelo completo com interações. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Alfabetização por sexo e raça no Brasil: um modelo linear generalizado para explicar a evolução no período 1940-2000 | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 1003: Alfabetização por sexo e raça no Brasil: um modelo linear generalizado para explicar a evolução no período 1940-2000 | pt_BR |
dc.title.alternative | Literacy by sex and race in Brazil: a generalized linear model to explain the evolution in the period 1940-2000 | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 50 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | População brasileira alfabetizada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Taxa de alfabetização feminina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Taxa de alfabetização masculina | pt_BR |
ipea.description.objective | Apresentar e analisar as taxas de alfabetização da população brasileira tal como mensurada nos censos entre 1940 e 2000. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão 1003 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Conteúdo: possui anexos | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | Cognitive thresholds hold back the advance of less affluent groups. Mastery of the written language is, after spoken language, the mosto important barrier in the exercize of citizenship. This text presents and analyzes literacy rates among the Brazilian population. The censuses between 1940 and 2000 were used as data source. Whenever possible, information was disaggregated by race/skin color (race information was not part of the 1970 census questionnaire). What we can perceive is a picture of high discrepancies among races, diminishing with time, although at a faster pace for females than males. When considering the population as a whole, female literacy had surpassed male literacy by the 1991 census year. With respect literacy, there is a clear hierarchy among the different race/skin color categories used in the Brazilian censures: Asians, Whites, Mixed race, Blacks and Native Brazilians. A generalized linear model with a logit link function and binomial distribution is fit to the data. The results confirm the comments already made and quantify the intensity of the existing clivage. Crude rates for the ten-years-and-over population are available in the Annex. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros Gênero e Raça |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_1003.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.