Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2691
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBeltrão, Kaizô Iwakami-
dc.contributor.otherBrasileiro, Hugo (Coleta e digitação de dados)-
dc.contributor.otherCalixto, Alex (Coleta e digitação de dados)-
dc.contributor.otherBisaggio, Roberta (Coleta e digitação de dados)-
dc.contributor.otherGonçalves, Rachel (Coleta e digitação de dados)-
dc.contributor.otherMoreira, Rodrigo Pinto (Organização de gráficos e tabelas)-
dc.contributor.otherSilva, Adriano Duarte da (Organização de gráficos e tabelas)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1940-2000pt_BR
dc.date.accessioned2014-02-28T17:02:11Z-
dc.date.available2014-02-28T17:02:11Z-
dc.date.issued2003-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2691-
dc.description.abstractAs barreiras cognitivas impedem o avanço dos grupos sociais menos afluentes. Depois da linguagem falada, é a linguagem escrita a fronteira mais básica a ser transposta para exercer uma real cidadania. Este trabalho apresenta e analisa as taxas de alfabetização da população brasileira tal como mensurada nos censos entre 1940 e 2000. Sempre que possível, desagrega essa informação por cor ou raça (o quesito de cor ou raça só não foi levantado no Censo de 1970). O quadro é de uma discrepância que diminui no tempo, e de alguma forma muito mais rapidamente para as mulheres. Quando se considera o agregado da população, a taxa de alfabetização feminina superou a masculina já no Censo de 1991. Existe uma clara hierarquização nos níveis de alfabetização das diferentes categorias de raças ou cores consideradas nos censos brasileiros: amarela, branca, parda, preta e indígena. Um modelo linear generalizado com função de ligação logito e distribuição binomial é ajustado, confirmando os comentários já realizados e quantificando a intensidade das diferenças. Nos Anexos encontram-se disponíveis, respectivamente, as taxas brutas para a população de 10 anos e mais os parâmetros estimados para o modelo completo com interações.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAlfabetização por sexo e raça no Brasil: um modelo linear generalizado para explicar a evolução no período 1940-2000pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1003: Alfabetização por sexo e raça no Brasil: um modelo linear generalizado para explicar a evolução no período 1940-2000pt_BR
dc.title.alternativeLiteracy by sex and race in Brazil: a generalized linear model to explain the evolution in the period 1940-2000pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical50 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordPopulação brasileira alfabetizadapt_BR
dc.subject.keywordTaxa de alfabetização femininapt_BR
dc.subject.keywordTaxa de alfabetização masculinapt_BR
ipea.description.objectiveApresentar e analisar as taxas de alfabetização da população brasileira tal como mensurada nos censos entre 1940 e 2000.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão 1003pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexospt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractCognitive thresholds hold back the advance of less affluent groups. Mastery of the written language is, after spoken language, the mosto important barrier in the exercize of citizenship. This text presents and analyzes literacy rates among the Brazilian population. The censuses between 1940 and 2000 were used as data source. Whenever possible, information was disaggregated by race/skin color (race information was not part of the 1970 census questionnaire). What we can perceive is a picture of high discrepancies among races, diminishing with time, although at a faster pace for females than males. When considering the population as a whole, female literacy had surpassed male literacy by the 1991 census year. With respect literacy, there is a clear hierarchy among the different race/skin color categories used in the Brazilian censures: Asians, Whites, Mixed race, Blacks and Native Brazilians. A generalized linear model with a logit link function and binomial distribution is fit to the data. The results confirm the comments already made and quantify the intensity of the existing clivage. Crude rates for the ten-years-and-over population are available in the Annex.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros
Gênero e Raça

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1003.pdf1.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.