Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2734
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorEllery Junior, Roberto de Goes-
dc.contributor.otherFaria, João Ricardo (Comentários)-
dc.contributor.otherSachsida, Adolfo (Comentários)-
dc.contributor.otherFerreira, Pedro (Comentários)-
dc.date.accessioned2014-03-10T16:05:38Z-
dc.date.available2014-03-10T16:05:38Z-
dc.date.issued1999-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2734-
dc.description.abstractEste artigo pretende analisar o nível ótimo de escolaridade na presença de learning-by-doing e educação formal. Para alcançar tal objetivo introduz-se a hipótese de learning-by-doing no modelo de Lucas, no qual o crescimento é causado por externalidades associadas à acumulação de capital humano. Com essa nova abordagem mostra-se que a taxa de crescimento de capital humano permanece a mesma, enquanto o tempo ótimo que as pessoas passam nas escolas decresce. O artigo também apresenta simulações para o valor do tempo ótimo de dedicação às escolas com e sem a presença de learning-by-doing.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAprendizado prático e nível de escolaridadept_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 661: Aprendizado prático e nível de escolaridadept_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical19 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAcumulação de capital humanopt_BR
dc.subject.keywordModelo de Lucaspt_BR
dc.subject.keywordEducação formalpt_BR
dc.subject.keywordNível de escolaridadept_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 661pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe paper aims to analyze the optimal level of schooling in the presence of learning-by-doing. To achieve this objective the paper introduces the learning-by-doing hypothesis on the Lucas model of economic growth induced by human capital accumulation. With the new setup, it is possible to show that the optimal time at school will decrease while the human capital growth rate remains the same. The paper also provides some simulation of the optimal time at school under the learningby-doing hypothesis and under the original model.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0661.pdf198.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.