Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2734
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ellery Junior, Roberto de Goes | - |
dc.contributor.other | Faria, João Ricardo (Comentários) | - |
dc.contributor.other | Sachsida, Adolfo (Comentários) | - |
dc.contributor.other | Ferreira, Pedro (Comentários) | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-10T16:05:38Z | - |
dc.date.available | 2014-03-10T16:05:38Z | - |
dc.date.issued | 1999-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2734 | - |
dc.description.abstract | Este artigo pretende analisar o nível ótimo de escolaridade na presença de learning-by-doing e educação formal. Para alcançar tal objetivo introduz-se a hipótese de learning-by-doing no modelo de Lucas, no qual o crescimento é causado por externalidades associadas à acumulação de capital humano. Com essa nova abordagem mostra-se que a taxa de crescimento de capital humano permanece a mesma, enquanto o tempo ótimo que as pessoas passam nas escolas decresce. O artigo também apresenta simulações para o valor do tempo ótimo de dedicação às escolas com e sem a presença de learning-by-doing. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Aprendizado prático e nível de escolaridade | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 661: Aprendizado prático e nível de escolaridade | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 19 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acumulação de capital humano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelo de Lucas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação formal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nível de escolaridade | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série Monográfica: Texto para Discussão ; 661 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências Bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The paper aims to analyze the optimal level of schooling in the presence of learning-by-doing. To achieve this objective the paper introduces the learning-by-doing hypothesis on the Lucas model of economic growth induced by human capital accumulation. With the new setup, it is possible to show that the optimal time at school will decrease while the human capital growth rate remains the same. The paper also provides some simulation of the optimal time at school under the learningby-doing hypothesis and under the original model. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_0661.pdf | 198.05 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.