Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2784
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorParente, Marta Maria de Alencar-
dc.contributor.authorLück, Heloísa-
dc.contributor.otherShicasho, Sônia Tiê (Colaborador)-
dc.contributor.otherBrandão, José Eduardo Malta de Sá (Colaborador)-
dc.contributor.otherSouza, Carlos Calandrine de (Colaborador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporalDécadas de 80 e 90pt_BR
dc.date.accessioned2014-03-13T16:23:14Z-
dc.date.available2014-03-13T16:23:14Z-
dc.date.issued1999-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2784-
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo mapear a descentralização da educação, a partir das redes estaduais do ensino fundamental, segundo três eixos de análise: 1º) a implantação de estruturas de gestão colegiada; 2º) os mecanismos de gestão para o provimento do cargo de diretor escolar; e 3º) os instrumentos de planejamento escolar. A metodologia adotada neste estudo combinou uma caracterização institucional, realizada mediante aplicação de um questionário nas secretarias de educação de 26 unidades federadas, com uma análise da documentação solicitada, compreendendo documentos de políticas, leis, regimentos, estatutos e outros similares. Trata-se de estudo que identifica, localiza e ordena os processos de descentralização dos sistemas estaduais de educação iniciados no decorrer das décadas de 80 e 90, apresentando-os sob a forma de mapas. Descreve, ainda, a descentralização do ensino sob os três aspectos enfocados.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleMapeamento da descentralização da educação brasileira nas redes estaduais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 675: Mapeamento da descentralização da educação brasileira nas redes estaduais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical53 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordDescentralização da educaçãopt_BR
dc.subject.keywordGestão colegiadapt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento escolarpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 675pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationAnexo: possui anexopt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe study identifies, locates and arranges the decentralization process of the State Education Systems that started during the 1980 and 1990 decades. Its main objective is to draw a map of the decentralization of the public education system according to three directions: 1º) the implementation of school board management structures 2) the methods of school director selection (transference, nominations or elections) and 3) the instruments of educational planning. The methodology relies on questionnaires completed by the 26 State Educational Departments and on the analysis of information provided by policy documents, laws, regulations, and statutes.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0675.pdf406.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.