Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2805
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_916.pdf | 700.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Automobile demand and supply in Brazil: effects of tax rebates and trade liberalization on price-marginal cost markups in the 1990s |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 916: Automobile demand and supply in Brazil: effects of tax rebates and trade liberalization on price-marginal cost markups in the 1990s Oferta e demanda de automóveis no Brasil: efeitos dos incentivos fiscais e da liberalização comercial sobre as taxas altas de markup durante a década de 1990 |
Authors: | Fiuza, Eduardo Pedral Sampaio |
Abstract: | Este trabalho é um esforço pioneiro para a estimação da oferta e da demanda de automóveis no Brasil com um modelo de Escolha Discreta em um mercado oligopolístico com produtos diferenciados. Nós aplicamos uma modelagem econométrica de logit hierárquico (Nested Logit) para o lado da demanda, e adotamos a hipótese de firmas fixadoras de preços com múltiplos produtos diferenciados no lado da oferta, para avaliar as profundas transformações ocorridas na indústria automotiva brasileira nos anos 1990, especialmente a adoção de políticas como os incentivos fiscais para os chamados carros populares (introduzidos em 1993) e a liberalização comercial (iniciada em 1991 e revertida parcialmente sob o chamado regime automotivo). Nós constatamos que, embora os carros nacionais ainda auferissem taxas consideravelmente altas de markup em relação aos seus similares importados (líquidas de impostos sobre valor agregado e tarifas) em todos os segmentos de mercado no final da nossa amostra (1997), essas taxas tiveram uma queda drástica e permanente durante o boom de importações de 1995, não apenas por causa dessas importações, mas também em virtude da competição doméstica mais acirrada. Uma constatação, talvez surpreendente, é que, ao contrário do verificado em estudos em outros países, os carros populares e compactos têm as maiores taxas de markup, na medida em que são muito menos ameaçados pela competição estrangeira do que os carros grandes e de luxo. Essas taxas não se traduzem em margens preçocusto mais altas também em unidades monetárias, mas, devido ao grande volume de vendas, esses modelos correspondem a grandes percentagens dos lucros das firmas. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Indústria: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.