Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2817
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_921.pdf369.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Avaliação dos gastos das famílias com a assistência médica no Brasil: o caso dos planos de saúde
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 921: Avaliação dos gastos das famílias com a assistência médica no Brasil: o caso dos planos de saúde
Evaluation of household’s expenditure with medical care in Brazil
Authors: Ocké-Reis, Carlos Octávio
Silveira, Fernando Gaiger
Andreazzi, Maria de Fátima Siliansky de
Abstract: O objetivo deste trabalho é avaliar a natureza do gasto das famílias com assistência médica, em especial com planos de saúde — no marco do surgimento da universalização do atendimento e cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS). Em outras palavras, a partir da leitura dos dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), onde se identificam as estruturas de gasto, receita e poupança das famílias, avaliamos, de forma descritiva e analítica, a magnitude e a distribuição dos gastos nos anos de 1987 e 1996. Em particular, enfatizamos a avaliação do gasto com “seguro-saúde e associação de assistência”, isto é, com os planos de saúde — dando especial atenção aos resultados encontrados para os estratos de renda inferior e intermediário. Os principais resultados alcançados podem ser descritos da seguinte forma: houve uma redução do gasto total com assistência à saúde das famílias, seguindo a redução do gasto per capita; as maiores reduções ocorreram nos estratos situados no topo da distribuição da renda; ocorreu um aumento expressivo do gasto total com planos de saúde, em torno de 74%, alcançando R$ 4 bilhões em 1996; os gastos estavam concentrados na região Sudeste; os gastos com assistência à saúde em relação ao PIB caíram de 2,24% para 1,66%; e, finalmente, existe um alto grau de concentração da distribuição dos gastos com assistência à saúde.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Saúde: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.