Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2818
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_922.pdf99.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Política de saneamento básico: avanços recentes e opções futuras de políticas públicas
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 922: Política de saneamento básico: avanços recentes e opções futuras de políticas públicas
Sanitation policy: recent advances and future policies options
Authors: Turolla, Frederico A.
Abstract: Este trabalho avalia as políticas públicas recentes no setor de saneamento no Brasil, inserindo-as no seu contexto histórico, e propõe opções futuras de políticas públicas. Para tanto, faz-se, primeiramente, uma avaliação das características técnicas e econômicas relevantes desse setor, tendo em vista que a indústria de saneamento caracteriza-se por demandar custos fixos elevados em capital altamente específico. São feitas também considerações sobre a experiência internacional em gestão de sistemas de saneamento, em que se destacam o modelo inglês – baseado em privatizações integral regulada – e o francês – baseado em concessões públicas comerciais. Além disso, apresenta-se uma perspectiva história da evolução das políticas brasileiras e, por fim, procede-se a uma avaliação das opções futuras dessas políticas para que possam, nos próximos anos, responder aos principais desafios do setor de saneamento.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Saneamento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.