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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2822
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Lück, Heloísa | - |
dc.contributor.author | Parente, Marta Maria de Alencar | - |
dc.coverage.spatial | Paraná, Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-03-18T12:20:41Z | - |
dc.date.available | 2014-03-18T12:20:41Z | - |
dc.date.issued | 2002-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2822 | - |
dc.description.abstract | Este texto apresenta os resultados do estudo de caso piloto sobre o Programa de Correção de Fluxo Escolar do Paraná que integra a pesquisa “Uma Avaliação de Impacto dos Mecanismos de Correção do Fluxo Escolar sobre o Desempenho do Sistema Educacional”, em realização pelo Ipea. O presente estudo teve dois objetivos, analisar a implantação e implementação do referido Programa pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná e aplicar e testar a metodologia a ser utilizada nos estudos de caso de outros estados que implantaram o referido Programa. O estudo apresenta: (i) o que é a pesquisa da distorção idade-série no ensino fundamental; (ii) o estudo de caso, contemplando os métodos e as possibilidades de aprofundamento do objeto de investigação a partir do mesmo; (iii) o relato dos resultados e o futuro do Projeto; (iv) comentários sobre a metodologia do estudo de caso aplicada ao estudo de implementação de políticas públicas e sua eficácia na identificação de aspectos que funcionam como substrato por trás dos números; e (v) como conclusão, apresentam-se observações sobre a gestão da implementação de políticas e lições preliminares aprendidas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Correção do fluxo escolar: o caso do Paraná | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 925: Correção do fluxo escolar: o caso do Paraná | pt_BR |
dc.title.alternative | Correction of age/school grade distortion: the case of Paraná | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 42 p. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de correção de fluxo escolar do Paraná | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distorção idade-série | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar a implantação e implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar do Paraná pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná; e aplicar e testar a metodologia a ser utilizada nos estudos de caso de outros estados que implantaram o referido Programa. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 925 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This document presents the results of a case study on the Program for the Correction of Age/School Grade Distortion carried out in the State of Paraná. This study is part of a larger research project developed by Ipea on the "Impact Evaluation of Correction Mechanisms of Age/School Grade Distortion". The reported case study analyses the implementation of a correcting program by the Paraná State Secretary of Education. Moreover, the study aims at testing a methodology to be applied in further case studies in other states where such a program has been developed. This report presents: (i) a short overview of the larger Ipea research; (ii) the case study methodology and its possibilities; (iii) the results of the case study and the perspectives for future case studies; (iv) comments on the method applied to the study of public policies´ implementation, and its efficacy in identifying the aspects that underlie the numbers related to such implementation; and (v) concluding remarks on the management of policy implementation, as well as preliminary lessons learned. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
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