Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2822
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLück, Heloísa-
dc.contributor.authorParente, Marta Maria de Alencar-
dc.coverage.spatialParaná, Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2014-03-18T12:20:41Z-
dc.date.available2014-03-18T12:20:41Z-
dc.date.issued2002-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2822-
dc.description.abstractEste texto apresenta os resultados do estudo de caso piloto sobre o Programa de Correção de Fluxo Escolar do Paraná que integra a pesquisa “Uma Avaliação de Impacto dos Mecanismos de Correção do Fluxo Escolar sobre o Desempenho do Sistema Educacional”, em realização pelo Ipea. O presente estudo teve dois objetivos, analisar a implantação e implementação do referido Programa pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná e aplicar e testar a metodologia a ser utilizada nos estudos de caso de outros estados que implantaram o referido Programa. O estudo apresenta: (i) o que é a pesquisa da distorção idade-série no ensino fundamental; (ii) o estudo de caso, contemplando os métodos e as possibilidades de aprofundamento do objeto de investigação a partir do mesmo; (iii) o relato dos resultados e o futuro do Projeto; (iv) comentários sobre a metodologia do estudo de caso aplicada ao estudo de implementação de políticas públicas e sua eficácia na identificação de aspectos que funcionam como substrato por trás dos números; e (v) como conclusão, apresentam-se observações sobre a gestão da implementação de políticas e lições preliminares aprendidas.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleCorreção do fluxo escolar: o caso do Paranápt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 925: Correção do fluxo escolar: o caso do Paranápt_BR
dc.title.alternativeCorrection of age/school grade distortion: the case of Paranápt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical42 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPrograma de correção de fluxo escolar do Paranápt_BR
dc.subject.keywordDistorção idade-sériept_BR
ipea.description.objectiveAnalisar a implantação e implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar do Paraná pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná; e aplicar e testar a metodologia a ser utilizada nos estudos de caso de outros estados que implantaram o referido Programa.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 925pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis document presents the results of a case study on the Program for the Correction of Age/School Grade Distortion carried out in the State of Paraná. This study is part of a larger research project developed by Ipea on the "Impact Evaluation of Correction Mechanisms of Age/School Grade Distortion". The reported case study analyses the implementation of a correcting program by the Paraná State Secretary of Education. Moreover, the study aims at testing a methodology to be applied in further case studies in other states where such a program has been developed. This report presents: (i) a short overview of the larger Ipea research; (ii) the case study methodology and its possibilities; (iii) the results of the case study and the perspectives for future case studies; (iv) comments on the method applied to the study of public policies´ implementation, and its efficacy in identifying the aspects that underlie the numbers related to such implementation; and (v) concluding remarks on the management of policy implementation, as well as preliminary lessons learned.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_925.pdf153.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.