Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2826
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Sergei Suarez Dillon-
dc.contributor.authorLima, Adriana Fernandes-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1988pt_BR
dc.coverage.temporal1990pt_BR
dc.coverage.temporal1992pt_BR
dc.coverage.temporal1995pt_BR
dc.date.accessioned2014-03-19T15:27:48Z-
dc.date.available2014-03-19T15:27:48Z-
dc.date.issued2002-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2826-
dc.description.abstractEste texto documenta as principais mudanças no bloco de perguntas relativas à educação nas Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD). O texto discute a evolução das perguntas, do seu fluxo e aponta para pequenas mudanças nos resultados observados nas PNADs de 1988, 1990, 1992 e 1995. As mudanças além do erro amostral se concentram no grupo com menos que a quarta série. O texto também mostra, rapidamente, a evolução dos resultados educacionais para a população brasileira e mostra que não houve alterações que justifiquem mudanças drásticas nas perguntas feitas pela PNAD. Finalmente, discutimos algumas modificações no questionário e chegamos à conclusão que a única mudança que se mostra realmente desejável é incluir na PNAD um painel rotativo de três anos.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Mensuração da educação nas PNADS da década de 1990pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 928: A Mensuração da educação nas PNADS da década de 1990pt_BR
dc.title.alternativeThe measurement of education in the National Household Survey 1990pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical12 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEvolução educacionalpt_BR
dc.subject.keywordPesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD)pt_BR
ipea.description.objectiveDocumentar as principais mudanças no bloco de perguntas relativas à educação nas Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD).pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 928pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this text we attempt to track the main changes in the block of questions that pertains to education in the Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD). We discuss the evolution of the questions and their flow, as well as point out small changes in the measured results in the 1988, 1990, 1992, and 1995 PNADs, due to these question and flow changes. These measurement changes are concentrated in the measurement of people with very little education (less than fourth grade). We also discuss the changes in educational levels of the population and show that they are not strong enough to justify major changes in the questionnaire. Finally, we discuss some possible modifications and conclude that the only one that would significantly improve the PNAD is the inclusion of a three-year rotating panel in the survey.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationCiência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatísticapt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_928.pdf238.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.