Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2847
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1938.pdfArquivo principal1.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1938_Sumario_executivo.pdfSumário executivo41.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Perfil da mão de obra do turismo no Brasil nas atividades características do turismo e em ocupações
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1938: Perfil da mão de obra do turismo no Brasil nas atividades características do turismo e em ocupações
Profile of the tourism workforce in Brazil in tourism activities and occupations
Authors: Coelho, Margarida Hatem Pinto
Sakowski, Patrícia Alessandra Morita
Abstract: Este texto tem como base uma série de estudos e pesquisas que o Ipea desenvolve desde 2003 a respeito do mercado de trabalho e do desempenho do setor turismo, bem como do impacto econômico e social deste setor em nível nacional, regional e estadual. Complementa textos anteriores, trazendo dados detalhados sobre o perfil da mão de obra formal do turismo no Brasil. As estimativas contemplam oito atividades características do turismo (ACTs) que representam a maior parte dos gastos dos turistas: alojamento; alimentação; transporte aéreo; transporte terrestre; transporte aquaviário; agências de viagem; aluguel de transporte; e cultura e lazer. As observações apresentadas têm caráter descritivo, a maior parte delas referindo-se a um marco específico no tempo (dezembro de 2011) e poderão servir para o monitoramento do setor; a elaboração de análises sobre a sua dinâmica; o diagnóstico e a definição de ações voltadas para a capacitação da mão de obra e o incremento da competitividade do turismo no Brasil, bem como subsidiar futuras análises e estudos sobre o tema, em especial pelos órgãos responsáveis pela gestão das políticas do setor. Os resultados trazem informações sobre atributos individuais e ocupacionais – como gênero, idade, escolaridade, tempo de emprego, remuneração, tamanho do estabelecimento e número de horas contratuais – e são apre¬sentados sob a forma de gráficos, para cada ACT, para o conjunto das ACTs (denominado no texto turismo ou setor turismo), para o núcleo das ACTs ou do turismo (ACTs mais fortemente vinculadas ao turismo: alojamento, agências de viagem e transporte aéreo) e para a economia como um todo. São apresentados também dados relativos a ocupações mais frequentes em atividades que constituem o núcleo do turismo e da atividade alimentação, como garçom, camareiro e emissor de passagens. Inicialmente, faz-se uma contextualização do tema, abordando resumidamente aspectos metodológicos, e, em seguida, apresentam-se os resultados.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Terceiro Setor. Serviços. Turismo: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.