Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2899
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCastro, Jorge Abrahão de-
dc.contributor.authorBarreto, Angela Maria Rabelo Ferreira-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2014-03-28T21:45:45Z-
dc.date.available2014-03-28T21:45:45Z-
dc.date.issued2003-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2899-
dc.description.abstractO presente texto tem como objetivo tratar a questão do financiamento e das estimativas de gastos públicos para a expansão e o aperfeiçoamento da educação infantil. O estudo aborda inicialmente as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para a Educação Infantil, especialmente aquelas relativas ao financiamento, uma vez que estas metas serviram de base para o desenvolvimento da pesquisa. O texto faz um estudo aprofundado das estimativas da demanda por Educação Infantil e da demanda por matrículas nos diversos níveis e modalidades da educação básica, segundo as metas do PNE. Analisa, ainda, os recursos financeiros necessários para implementar tais metas. Para o objetivo do presente trabalho construção de cenários sobre o impacto das metas do PNE relativas à cobertura em educação infantil no financiamento da área -, a análise de toda a educação básica se impõe, visto que os vários níveis e modalidades frequentemente concorrem por recursos das mesmas fontes.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleFinanciamento da educação infantil: desafios e cenários para a implementação do Plano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 965: Financiamento da educação infantil: desafios e cenários para a implementação do Plano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.title.alternativeInfantile education financing: challenges and scenarios for the National Plan of Education implementationpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical20 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordExpansão da educação infantilpt_BR
dc.subject.keywordGastos públicos educacionaispt_BR
dc.subject.keywordDemanda por Educação Infantilpt_BR
dc.subject.keywordDemanda por matrículapt_BR
ipea.description.objectiveTratar a questão do financiamento e das estimativas de gastos públicos para a expansão e o aperfeiçoamento da educação infantil.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 965pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe present text has as objective to deal with the question of the financing and the estimates of public expenses for the expansion and perfectioning of the infantile education. The study approaches initially the goals of the National Plan of Education (PNE) for the infantile education, especially those relative ones to the question of the financing, since these goals had served as the base to develop the research. The text makes a study deepened on the estimates of the demand for infantile education and the demand for school registrations in the diverse levels and modalities of the basic education, according to goals of the PNE and analyzes still, the financial resources necessary to implement these goals. The objective of the present work is the construction of scenes on the impact of the goals of the relative PNE to the covering in infantile education in the financing area, the analysis of all the basic education it imposes, a time that at some levels and modalities frequently concur for resources of the same sourcespt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_965.pdf80.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.