Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2911
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNonnenberg, Marcelo José Braga-
dc.contributor.authorAvellar, Ana Paula Macedo de-
dc.contributor.otherNeves, Renato Baumann das (Comentários)-
dc.contributor.otherCorseuil, Carlos Henrique (Comentários)-
dc.contributor.otherMoreira, Ajax (Comentários)-
dc.contributor.otherCoelho, Danilo (Comentários)-
dc.contributor.otherFiuza, Eduardo (Comentários)-
dc.coverage.spatialAmérica Latinapt_BR
dc.coverage.spatialEuropa do Lestept_BR
dc.date.accessioned2014-03-31T14:37:44Z-
dc.date.available2014-03-31T14:37:44Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2911-
dc.description.abstractNas últimas décadas, um dos principais motores do crescimento do comércio exterior tem sido, sem dúvida, a inovação, entendida como a incorporação de conhecimento a produtos e processos produtivos. O objetivo deste Texto para Discussão é fornecer evidências de que a inovação contribui para o sucesso do desempenho exportador. Controla-se a presença de endogeneidade e o problema de viés de seleção por meio de variável instrumental e do modelo de seleção de Heckman. A análise baseia-se numa amostra de firmas pesquisadas pelo banco de dados Enterprise surveys, do Banco Mundial, para a América Latina e a Europa do Leste. As evidências encontradas sugerem que existe um padrão de comportamento entre as empresas da América Latina e da Europa do Leste. Tamanho, idade e participação de capital estrangeiro influenciam positivamente a decisão de exportar destas empresas. Quanto aos indicadores de inovação, os resultados apontam que a inovação afeta positivamente a probabilidade de as empresas exportarem. Os resultados do modelo de Heckman, somente para os países da América Latina, apontam que a inovação afeta a probabilidade de a empresa exportar e influencia negativamente a intensidade das exportações em relação às vendas.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleExportações e processos inovativos: um estudo para a América Latina e a Europa do Lestept_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1899: Exportações e processos inovativos: um estudo para a América Latina e a Europa do Lestept_BR
dc.title.alternativeExports and innovative processes: a study for Latin America and Eastern Europept_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical34 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordExportaçõespt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.subject.keywordComércio exteriorpt_BR
dc.subject.keywordIncorporação de conhecimentopt_BR
ipea.description.objectiveFornecer evidências de que a inovação contribui para o sucesso do desempenho exportador.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1899pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationBibliografia: possui bibliografia complementarpt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn the last decades one of the main engines of foreign trade growth has been innovation, the process of embedding knowledge in production processes. The purpose of this paper is to supply evidence favoring the hypothesis that innovation contributes positively to export performance when we control for endogeneity and selection bias by means of instrumental variables and Heckman selection model. The analysis is based upon a sample of firms from the Enterprise Surveys by the World Bank for Latin America and Eastern Europe. Evidence support the existence of a behavior pattern among firms in both regions. Size, age and foreign capital share have a positive influence on export decision. There is also a positive relationship between innovation and the likelihood of firms becoming exporters. Based on Heckman procedure, we also find evidence that innovative firms are more likely to become exporters but once they become exporters, the export intensity (relative to sales) affect negatively the result, only to Latin America countries.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1899.pdf1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1899_sumario_executivo.pdf29.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.