Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2936
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_982.pdf369.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Aspectos microeconômicos do Mercosul: uma abordagem sobre o desempenho das empresas brasileiras
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 982: Aspectos microeconômicos do Mercosul: uma abordagem sobre o desempenho das empresas brasileiras
Microeconomic aspects of Mercosur: an approach to the Brazilian companies performance
Authors: Moreira, Sérvulo Vicente
Abstract: Um dos principais objetivos da integração de mercados é a criação de comércio, viabilizado pela firma individual, a qual tende a especializar-se em tecnologia e mão-de-obra para atender à nova demanda. Neste trabalho serão apresentados o incremento de empresas brasileiras exportadoras para o Mercosul, a evolução de suas exportações em valor, a dinâmica da quantidade de empregados, bem como a evolução do seus respectivos graus de escolaridade e salários nessas mesmas empresas. A análise foi realizada em nível de país, dos estados e dos municípios onde tais empresas exportadoras desenvolvem suas atividades. A dinâmica das empresas exportadoras tem impactado a economia brasileira no que concerne às melhorias do setor produtivo, às relações intrafirma, ao eficiente uso dos insumos nacionais e importados, assim como à especialização da mão-de-obra, proporcionando assim a melhoria do bem-estar. Esses aspectos demonstram o quanto o Mercosul se tornou e se tornará ainda mais importante para a economia brasileira.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.