Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2939
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1940.pdfArquivo principal1.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1940_Sumario_executivo.pdfSumário executivo412.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Burocracia, democracia e políticas públicas: arranjos institucionais de políticas de desenvolvimento
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1940: Burocracia, democracia e políticas públicas: arranjos institucionais de políticas de desenvolvimento
Bureaucracy, democracy and public policy: institutional arrangements for development policies
Authors: Pires, Roberto Rocha Coelho
Gomide, Alexandre de Ávila
Abstract: Atualmente, muito se tem debatido sobre a possibilidade de o país estar retomando, embora em novas formas, políticas de caráter desenvolvimentista. Contudo, pouco se tem discutido a respeito das capacidades do Estado de formular e executar tais políticas, sobretudo, no contexto de vigência das instituições democráticas instaurado pela Constituição Federal de 1988. Este texto visa compreender como se dão empiricamente as interações entre a implementação de políticas de desenvolvimento e os requisitos democráticos de controle, participação e transparência, focando nas tensões e sinergias resultantes. Para tal, utiliza-se da abordagem dos arranjos político-institucionais e do método comparativo orientado por estudos de casos para avaliar as capacidades do Estado de implementar políticas públicas. Conclui-se: i) que o nível de execução dos programas analisados apresenta-se associado ao nível de capacidade técnico-administrativa promovida pelos arranjos de implementação; e ii) que a existência e a operação de instâncias de participação, de controle e de relações com o Congresso Nacional exercem papel expressivo na promoção de inovações ao longo do processo de execução das políticas estudadas. Os resultados apresentados e as interpretações inferidas sugerem que a promoção de políticas de desenvolvimento em contexto democrático requer, além das capacidades técnico-administrativas da gestão pública, capacidades políticas adequadas, no sentido de incluir atores e processar os conflitos de interesses decorrentes, com vistas a levar os objetivos dos programas e projetos governamentais a termo.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.