Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2960
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMedeiros, Marcelo-
dc.date.accessioned2014-04-04T20:04:07Z-
dc.date.available2014-04-04T20:04:07Z-
dc.date.issued2003-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2960-
dc.description.abstractMontar um esquema de estratificação envolve uma série de decisões metodológicas. O objetivo deste texto é analisar, no que diz respeito à partição da sociedade em classes sociais, quais decisões são tomadas por diferentes correntes teóricas e quais os esquemas de estratificação daí resultantes. Isso é feito a partir de um mapeamento do debate recente sobre estratificação social com foco nas teorias de classe e na discussão dos estudos precursores desse debate. As contribuições de tal debate para a divisão da população brasileira em ricos e não ricos são sumarizadas na forma de uma orientação de caráter geral: a de que a estratificação da sociedade brasileira entre ricos e não-ricos pode ser feita a partir de informações de um terceiro grupo, o dos pobres, e que esses grupos podem ser definidos em termos de um eixo comum – seu nível de riqueza. Isso significa que, na prática, a estratificação pode ser feita por meio de uma noção de riqueza relativa, que dependa totalmente da intensidade da pobreza em uma sociedade.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAs teorias de estratificação da sociedade e o estudo dos ricospt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 998: As teorias de estratificação da sociedade e o estudo dos ricospt_BR
dc.title.alternativeSociety's stratification theories and the study of the richpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical26 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEstratificação socialpt_BR
dc.subject.keywordClasses sociaispt_BR
dc.subject.keywordRicospt_BR
dc.subject.keywordRiquezapt_BR
dc.subject.keywordNão ricospt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar, no que diz respeito à partição da sociedade em classes sociais, quais decisões são tomadas por diferentes correntes teóricas e quais os esquemas de estratificação daí resultantes, a fim de subsidiar a divisão da população brasileira entre ricos e não-ricos.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 998pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe construction of a system of stratification requires several methodological decisions. This article examines how class analysis is done by different schools of thought and what systems of stratification they use. It shows the recent debate on stratification, focusing class theories, and the studies that preceded the debate. The contributions of this debate for the stratification of the Brazilian society into “affluents” and “non affluents” lead to the general conclusion that the stratification could be done using information on a third group, the poor. The three groups can be defined by their level of wealth, which means that a relative notion of affluence, depending entirely on the intensity of poverty in a society, can be used to stratify its population.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
ipea.classificationSociedade. Participação Social. Controle Socialpt_BR
Appears in Collections:Sociedade. Participação Social. Controle Social: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_998.pdf100.34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.