Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2986
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marinho, Alexandre | - |
dc.contributor.author | Façanha, Luís Otávio | - |
dc.contributor.other | Castro, Jorge Abrahão de (Comentários) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-04-08T20:48:02Z | - |
dc.date.available | 2014-04-08T20:48:02Z | - |
dc.date.issued | 1999-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2986 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta dois documentos complementares sobre a avaliação e orçamento do ensino superior brasileiro. O trabalho visa colaborar para a integração da avaliação organizacional das universidades federais brasileiras (IFES) ao processo orçamentário referente a elas. Como ambos os artigos emergem de anos de atividades avaliativas e gerenciais, fornece recursos em aplicações de desenvolvimentos tanto teóricos quanto políticos. A ênfase foi dada à avaliação da eficiência, desde que o governo brasileiro enfrenta restrições orçamentárias drásticas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Dois estudos sobre a distribuição de verbas públicas para as instituições federais de ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 679: Dois estudos sobre a distribuição de verbas públicas para as instituições federais de ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Two studies on the distribution of public funds to the federal institutions of higher education | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 26 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação do ensino superior brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo orçamental do ensino superior brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades federais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) | pt_BR |
ipea.description.objective | Refletir a respeito da integração da avaliação organizacional das universidades federais brasileiras ao processo orçamentário referente a elas. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 679 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Conteúdo: possui apêndice | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Conteúdo: o presente trabalho é composto por dois artigos: 1) O aporte de recursos públicos para as instituições federais de ensino superior / Autoria: Alexandre Marinho; 2) Instituições federais de ensino superior: modelos de financiamento e o incentivo à eficiência / Autoria: Luís Otávio Façanha e Alexandre Marinho | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This work is accomplished in order to present two complementary papers on higher education evaluation and budgeting. The work aims at integrating organizational assessment into the budgetary process of Brazilian federal universities (Ifes). Since both papers emerge from years of evaluative and managerial activities, we provide features on applications of theory and policy developments. We keep our emphasis on efficiency evaluation since the Brazilian government faces drastic budget restrictions. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_679.pdf | 135.05 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.