Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3021
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCorbucci, Paulo Roberto-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialMéxicopt_BR
dc.date.accessioned2014-04-29T17:05:01Z-
dc.date.available2014-04-29T17:05:01Z-
dc.date.issued2014-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3021-
dc.description.abstractEste texto se propõe a analisar a evolução do acesso à educação superior na coorte de 18 a 24 anos, a qual é considerada adequada à frequência a este nível de ensino. Inicialmente, questiona-se a utilização desta faixa etária como referência para se mensurar o grau de acesso a este nível de ensino no Brasil. Em seguida, são analisados alguns fatores que estabelecem estreita relação com as taxas de frequência à educação superior. No intuito de comparar a situação do Brasil no contexto internacional, é realizada breve comparação com a evolução do acesso à educação superior no México. Por fim, são apresentadas algumas conclusões acerca das variáveis associadas às desigualdades de acesso retratadas ao longo do texto, assim como é apontado um dos principais limitantes para o alcance da meta de taxa de frequência líquida de 33% que consta no projeto de lei do Plano Nacional de Educação, em tramitação no Congresso Nacional.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEvolução do acesso de jovens à educação superior no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1950: Evolução do acesso de jovens à educação superior no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeEvolution of youth access to higher education in Brazilpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical33 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAcesso à educação superiorpt_BR
dc.subject.keywordFrequência na educação superiorpt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar um conjunto de fatores que estabelece estreita relação com o acesso à educação superior.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1950pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis study aims to analyze the evolution of access to higher education in the cohort 18-24 years, which is considered the most adequate for this level of education. Initially, we question the use of this age group as a reference to measure the degree of access to this level of education in Brazil. Then, we analyze some factors that establish close relationship with attendance rates to higher education. In order to compare the situation of Brazil in the international context, a brief comparison is made with the evolution of access to higher education in Mexico. Finally, we present some conclusions about the variables associated with inequalities in access portrayed throughout the text, as well as pointing to one of the main limiting factors for the achievement of the target of net attendance rate of 33% set out in the bill of the National Plan of Education that is under discussion in National Congress.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1950.pdfArquivo principal980.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1950_Sumário_executivo.pdfSumário executivo29.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.