Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3024
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Carlos Henrique Ribeiro de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2014-04-29T17:06:20Z-
dc.date.available2014-04-29T17:06:20Z-
dc.date.issued2014-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3024-
dc.description.abstractEste trabalho mostra como a população tem maior propensão a gastar com transporte privado em relação ao transporte público, à medida que a renda vai aumentando. Esta análise é feita a partir dos cálculos das elasticidades-renda dos gastos com trans¬porte público e privado das famílias brasileiras, com base nos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Maiores elasticidades-renda nos gastos com transporte privado indicam maiores problemas na gestão de trânsito e transporte para os grandes centros urbanos, em períodos de expansão de renda como o que o Brasil está experimentando nos últimos anos. Os resultados mos¬tram também que, a partir de um determinado nível de renda, os gastos com transporte público apresentam elasticidade negativa, o que demonstra a total falta de atratividade destes serviços perante as famílias mais ricas. Com vistas à melhoria das condições de mobilidade e redução das externalidades, o texto discute algumas políticas públicas que deveriam ser adotadas para tornar o transporte público mais atrativo em relação ao transporte individual e, assim, equilibrar a matriz modal de deslocamentos urbanos.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleElasticidade-renda dos gastos das famílias metropolitanas brasileiras com transporte urbano e aquisição de veículos privadospt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1947: Elasticidade-renda dos gastos das famílias metropolitanas brasileiras com transporte urbano e aquisição de veículos privadospt_BR
dc.title.alternativeIncome elasticity of spending on urban transport of Brazilian metropolitan families and acquisition of private vehiclespt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical23 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordGasto com transporte privadopt_BR
dc.subject.keywordTransporte urbanopt_BR
dc.subject.keywordGastos familiares com transportept_BR
ipea.description.objectiveInvestigar os efeitos do aumento da renda da população sobre os gastos per capita com transporte público urbano e privado no Brasil, utilizando as elasticidades-renda destes gastos per capita como instrumento de análise.pt_BR
ipea.description.methodologyAnálise de elasticidades-renda.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1947pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficas e bibliografia complementarpt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper shows how the population has a higher propensity to spend on private transport over public transport as income increases. This analysis is done from calculations of income elasticity of spending on public and on private transport of Brazilian families based on data from the Household Budget Survey of IBGE. Higher income elasticities in spending on private transport indicate more difficulties in the management of traffic and transport for major urban centers in periods of income expansion. Brazil has been experiencing this fact in recent years. The results also show that spending on public transportation has negative elasticity after certain income levels. This fact indicate that there is a lack of attractiveness of these services for the richest families. Aiming at the improvement of mobility and reduction of externalities, the paper discusses some policies that should be adopted to make public transport more attractive compared to private transport and improve the balance of the modal matrix of urban trips.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1947.pdfArquivo principal599.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1947_Sumário_executivo.pdfSumário executivo32.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.