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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3024
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-04-29T17:06:20Z | - |
dc.date.available | 2014-04-29T17:06:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3024 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho mostra como a população tem maior propensão a gastar com transporte privado em relação ao transporte público, à medida que a renda vai aumentando. Esta análise é feita a partir dos cálculos das elasticidades-renda dos gastos com trans¬porte público e privado das famílias brasileiras, com base nos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Maiores elasticidades-renda nos gastos com transporte privado indicam maiores problemas na gestão de trânsito e transporte para os grandes centros urbanos, em períodos de expansão de renda como o que o Brasil está experimentando nos últimos anos. Os resultados mos¬tram também que, a partir de um determinado nível de renda, os gastos com transporte público apresentam elasticidade negativa, o que demonstra a total falta de atratividade destes serviços perante as famílias mais ricas. Com vistas à melhoria das condições de mobilidade e redução das externalidades, o texto discute algumas políticas públicas que deveriam ser adotadas para tornar o transporte público mais atrativo em relação ao transporte individual e, assim, equilibrar a matriz modal de deslocamentos urbanos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Elasticidade-renda dos gastos das famílias metropolitanas brasileiras com transporte urbano e aquisição de veículos privados | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 1947: Elasticidade-renda dos gastos das famílias metropolitanas brasileiras com transporte urbano e aquisição de veículos privados | pt_BR |
dc.title.alternative | Income elasticity of spending on urban transport of Brazilian metropolitan families and acquisition of private vehicles | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 23 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gasto com transporte privado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gastos familiares com transporte | pt_BR |
ipea.description.objective | Investigar os efeitos do aumento da renda da população sobre os gastos per capita com transporte público urbano e privado no Brasil, utilizando as elasticidades-renda destes gastos per capita como instrumento de análise. | pt_BR |
ipea.description.methodology | Análise de elasticidades-renda. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 1947 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas e bibliografia complementar | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper shows how the population has a higher propensity to spend on private transport over public transport as income increases. This analysis is done from calculations of income elasticity of spending on public and on private transport of Brazilian families based on data from the Household Budget Survey of IBGE. Higher income elasticities in spending on private transport indicate more difficulties in the management of traffic and transport for major urban centers in periods of income expansion. Brazil has been experiencing this fact in recent years. The results also show that spending on public transportation has negative elasticity after certain income levels. This fact indicate that there is a lack of attractiveness of these services for the richest families. Aiming at the improvement of mobility and reduction of externalities, the paper discusses some policies that should be adopted to make public transport more attractive compared to private transport and improve the balance of the modal matrix of urban trips. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Livros |
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File | Description | Size | Format | |
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TD_1947.pdf | Arquivo principal | 599.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
TD_1947_Sumário_executivo.pdf | Sumário executivo | 32.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
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