Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3044
Title: As políticas públicas e suas narrativas: o estranho caso entre o mais cultura e o sistema nacional de cultura
Other Titles: The public policies and their narratives: the strange case of the program Most Culture and National Culture System
Authors: Silva, Frederico Augusto Barbosa da
Abreu, Luiz Eduardo de Lacerda
Teles Filho, Eliardo
Patury, Luiz
Abstract: Este livro apresenta discussões voltadas para duas ações do Ministério da Cultura (MinC): o Programa Mais Cultura e o Sistema Nacional de Cultura (SNC). Nasceu de uma parceria com a Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do Ministério, que demandou uma pesquisa de avaliação sobre o Programa e o Sistema. Inicia traçando um panorama histórico institucional das políticas culturais no Brasil, desde seu surgimento, na década de 1920, até o presente, momento de reforço institucional do MinC, e de luta para a construção de um sistema de comunicação com a sociedade. Discute-se historicamente as diversas formulações sobre o papel do Estado na cultura. Posteriormente, recebe destaque o diálogo com os mecanismos jurídicos que podem constranger ou habilitar as políticas culturais, e a partir daí, dá-se rumo à explicitação das narrativas dos atores atualmente encarregados de levar a cabo o projeto da democracia cultural. A partir de diálogos livres com os membros do ministério, entrevistas realizadas mostram as Políticas Públicas e as suas Narrativas durante a pesquisa, análises de documentos e outros materiais. Os pesquisadores elaboraram um mapa das narrativas dos atores, o qual ajuda a recolocar os problemas enfrentados por eles em outros termos. E para além dessa temática, o livro também pretende ser um estudo sobre a utilização das narrativas na avaliação das políticas públicas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Livros
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.