Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3096
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMelo, José Marques de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2014-05-19T19:34:00Z-
dc.date.available2014-05-19T19:34:00Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3096-
dc.description.abstractEste livro traz reflexões sobre a economia política das comunicações no Brasil, isto é, sobre a interação entre as mídias e o poder político e econômico. A primeira parte é constituída por ensaios que revisam diacronicamente o arcabouço teórico do pensamento comunicacional brasileiro. A segunda parte apresenta perfis biográficos ou exegeses autorais, sincronicamente localizados no tempo e no espaço. O terceiro bloco congrega as questões conjunturais relevantes para a compreensão da práxis comunicacional vigente no país neste novo século.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleBrasil democrático: comunicação e desenvolvimentopt_BR
dc.title.alternativeDemocratic Brazil: communication and developmentpt_BR
dc.typeLivrospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical212 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordComunicação e desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordDifusão de inovações no Brasilpt_BR
dc.subject.keywordDiretriz governamentalpt_BR
dc.subject.keywordEconomia política das comunicações no Brasilpt_BR
ipea.description.objectiveAvaliar criticamente a diretriz governamental em processo.pt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: cap. 1. Lugar e movimento na configuração do espaço brasileiro – cap. 2. Tempo e práxis no resgate da memória nacional – cap. 3. Ofensiva para renovar os estudos regionais de economia política – cap. 4. Assimilação do marxismo para estimular o pensamento crítico – cap. 5. O internacionalismo acadêmico de Arthur Ramos – cap. 6. O nacionalismo historiográfico de Nelson Werneck Sodré – cap. 7. O disfarce da globalização, segundo Manoel Correia De Andrade – cap. 8. A cruzada contra a fome liderada por Josué De Castro – cap. 9. A compreensão utópica da realidade brasileira por Armand Mattelart – cap. 10. O pensamento latino-americano nas brechas da guerra fria – cap. 11. Os desafios da parentela lusófona na geopolítica multipolar – cap. 12. A cooperação acadêmica Brasil – França na época das parcerias – cap. 13. O dilema das indústrias criativas para integrar massivo e popular - cap. 14. Políticas inclusivas para o desenvolvimento da mídia digital – cap. 15. Indicadores midiáticos em mudança na alvorada do século XXIpt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis book discusses the political economy of communications in Brazil, ie, the interaction between media and political and economic power.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationIndústriapt_BR
ipea.classificationRelações Internacionaispt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.