Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3113
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1964.pdfArquivo principal945.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1964_Sumário_executivo.pdfSumário executivo406.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Exportações agropecuárias brasileiras: uma avaliação dos produtos líderes no período 1989-2012
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1964: Exportações agropecuárias brasileiras: uma avaliação dos produtos líderes no período 1989-2012
Brazilian agricultural exports: a review of the leading products in the period 1989-2012
Authors: Freitas, Rogério Edivaldo
Abstract: Reconhecida a importância da balança comercial para a manutenção do equilíbrio macroeconômico do país, o objetivo do estudo foi identificar os principais itens da pauta agropecuária exportadora entre 1989 e 2012 e, em segundo plano, caracterizar os produtos identificados e levantar questões para investigação posterior. Observou-se tendência de crescimento nominal anual do nível de receitas auferidas ao longo do intervalo avaliado, isto é, 12% para a receita média (por item) de exportações agropecuárias. Também foi detectada grande correlação entre valores médios e valores medianos exportados, o que pode sugerir a presença de alíneas concentradoras de receitas. Além disso, o crescimento do valor médio das exportações agropecuárias foi superior ao crescimento do valor médio das exportações em geral, em especial a contar de 2000. No que se relaciona à frequência na pauta exportadora, realce deve ser dado às frutas e às carnes e miudezas. Num segundo patamar, em termos de total de ocorrências, citam-se os óleos animais ou vegetais, cacau e preparações, preparações de hortícolas, e tabaco e manufaturados. Igualmente destacável é a existência de produtos em que o Brasil começa a ganhar constância como fornecedor nos mercados mundiais, destacando-se subitens específicos de cacau e preparações, açúcares e confeitaria, e frutas, por exemplo. Estudos complementares podem investigar o crescimento potencial do consumo destes itens nos mercados globais e as perspectivas para o Brasil.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.