Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSchettini, Bernardo Patta-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-02T17:10:06Z-
dc.date.available2014-10-02T17:10:06Z-
dc.date.issued2014-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3158-
dc.description.abstractEste artigo estima a eficiência técnica relativa dos municípios brasileiros na educação pública por meio da técnica DEA, aliada a regressões tobit e com o auxílio de métodos de reamostragem. O método jackstrap possibilitou chegar a escores de eficiência robustos, enquanto o bootstrap viabilizou estimar o viés destes índices. Com efeito, estimativas kernel das densidades evidenciaram alterações notáveis na distribuição da eficiência. A análise econométrica contou com o algoritmo que corrige a correlação serial dos escores. Conforme esperado, os fatores ambientais alteram de maneira relevante a dispersão da eficiência no Brasil. Em um passo final, foram implementados testes de comparação de grupos baseados em informações referentes a certas práticas de gestão na área da educação pública.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEficiência técnica dos municípios brasileiros na educação pública: escores robustos e fatores determinantespt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2001: Eficiência técnica dos municípios brasileiros na educação pública: escores robustos e fatores determinantespt_BR
dc.title.alternativeTechnical efficiency of Brazilian municipalities in public education: robust scores and determinantsen
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical43 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEficiência técnicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental públicopt_BR
dc.subject.keywordPráticas de gestãopt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar a eficiência relativa dos municípios de todo o Brasil na área da educação por meio de dados referentes ao primeiro ciclo do ensino fundamental (1o ao 5o ano).pt_BR
ipea.description.methodologyFoi utilizada a técnica DEA aliada a regressões tobit para levar em consideração os determinantes socioeconômicos das ineficiências.pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 2001pt_BR
ipea.description.additionalinformationInclui notas de rodapépt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper estimates the relative technical efficiency of Brazilian municipalities in the public education using the DEA model along with tobit regressions with the aid of resampling methods. The jackstrap method enabled the estimation of robust efficiency scores, while the bootstrap allowed the estimation of the bias in those indexes. In effect, kernel density estimates portray remarkable changes in the distribution of efficiency. The econometric analysis relied upon the algorithm which corrects the serial correlation in the scores. It is noteworthy how accounting for environmental factors alters the dispersion of efficiency in Brazil. In a final step, we implement group comparisons tests based on information relative to certain management practices in the area of public education.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Td_2001.pdf1.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Td_2001 _sumario_executivo.pdf402.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.