Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3240
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Sergei Suarez Dillon (Organizador) | - |
dc.contributor.author | Beltrão, Kaizô Iwakami (Organizador) | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Maria Ligia de Oliveira (Organizadora) | - |
dc.contributor.author | Ferrão, Maria Eugénia (Organizadora) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-11-25T16:13:36Z | - |
dc.date.available | 2014-11-25T16:13:36Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3240 | - |
dc.description.abstract | O debate acadêmico sobre a matéria, ao longo da última década, tem deixado pouca dúvida sobre a centralidade da discriminação dentro do processo educacional na reprodução social dessas desigualdades. Tais conclusões têm encontrado eco também perante os formuladores de políticas públicas, que vêm desenhando tentativas de correção dessas distorções — por meio das cotas para ingresso em instituições públicas de ensino superior, por exemplo. As iniquidades raciais na educação são tão fortes que exigem ação imediata. E este estudo tem como objetivo justamente investigar, com maior profundidade, a maneira como são produzidas, a fim de enfrentá-las e ampliar a capacidade do Estado de implementar políticas eficientes. Os capítulos do livro buscam dialogar com a extensa literatura qualitativa sobre o tema, além de documentar o processo de produção das desigualdades. Cuida-se aqui também de observar tanto a escola, sob o conceito de escola de qualidade, quanto o aluno, sob o conceito de competência percebida. Verifica-se a convergência entre os processos educacionais de pessoas de cores diferentes, mas demonstra-se que não se tem caminhado para a eliminação das discriminações raciais. Adicionalmente, analisa se a questão da escolha de carreiras por cor. O trabalho oferece, ao fim de cada capítulo, um comentário ao estudo realizado, interpretando os seus resultados e buscando subsidiar efetivamente o debate político sobre a questão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Os mecanismos de discriminação racial nas escolas brasileiras | pt_BR |
dc.type | Livros | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 194 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Discriminação racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdade social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política educacional | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências Bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Capítulos do livro: 1) As relações entre educação e raça no Brasil: um objeto em construção / Maria Ligia de Oliveira Barbosa; 2) A Geração 80: um documentário estatístico sobre a produção das diferenças educacionais entre negros e brancos / Rafael Guerreiro Osorio, Sergei Soares, Jacques D'Adesky (comentários); 3) Raça e fronteiras sociais: lendo nas entrelinhas do centenário hiato de raças no Brasil / Kaizô Iwakami Beltrão, Marcelo Paixão (comentários); 4) A qualidade da escola e as desigualdades raciais no Brasil / Maria Lígia de Oliveira Barbosa, Rosana Heringer (comentários); 5) Competência percebida e desempenho escolar em matemática / Maria Eugénia Ferrão, Maria de Fátima Simões, Creso Franco (comentários); 6) Cor e gênero na seletividade das carreiras universitárias / Kaizô Iwakami Beltrão, Moema De Poli Teixeira, Simon Schwartzman | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | Proteção Social, Garantia de Direitos e Geração de Oportunidades | pt_BR |
ipea.classification | Sociedade. Participação Social. Controle Social | pt_BR |
Appears in Collections: | Gênero e Raça Sociedade. Participação Social. Controle Social: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OsMecanismosDeDiscriminacaoRacialNasEscolas.pdf | 9.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.