Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3365
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_ 2023.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2023_sumex.pdf49.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Relações do Brasil com a América do Sul após a Guerra Fria: política externa, integração, segurança e energia
Other Titles: Textos para Discussão (TD) 2023 : Relações do Brasil com a América do Sul após a Guerra Fria: política externa, integração, segurança e energia
Brazil's relations with South America after the Cold War: foreign policy, integration, security and energy
Authors: Desiderá Neto, Walter Antonio
Mariano, Marcelo Passini
Padula, Raphael
Hallack, Michelle Carvalho Metanias
Barros, Pedro Silva
Abstract: Desde o final da Guerra Fria, mas especialmente a partir dos anos 2000, com o aumento da importância das potências regionais na política internacional, para se obter uma melhor compreensão acerca das transformações globais, tornou-se fundamental o exame de como têm se dado as relações políticas entre essas potências e seu entorno imediato, como complemento da análise de seu comportamento em âmbito global.Dessa forma, este trabalho tem como objetivo caracterizar e analisar as relações do Brasil com seus vizinhos (os demais países sul-americanos), no período entre 1985 e 2010, no que concerne ao desenho da política externa brasileira para a região, à arquitetura das instituições regionais e ao tratamento de questões de segurança regional e de integração energética. O texto está organizado da seguinte forma: após uma breve seção introdutória, o texto conta com mais três seções. A segunda examina a maneira pela qual a política externa brasileira para a vizinhança sul-americana foi desenhada tanto de acordo com as mudanças no cenário internacional como com as transições de governo. Além disso, procura esclarecer o papel desempenhado pelo Brasil na construção e na caracterização das instituições de integração regional das quais tem participado no continente. A terceira seção traz duas análises sobre a integração regional sul-americana em segurança e em energia. Estes temas foram selecionados uma vez que, em ambos os casos, fica clara a forma como o comportamento brasileiro é determinante para que as iniciativas prosperem ou não. Por fim, a quarta seção busca sintetizar os argumentos apresentados, de maneira a concluir o texto.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3923
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.