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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3437
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Batista, Fábio Ferreira | - |
dc.contributor.author | Fantoni, Margarida Maria Souto | - |
dc.contributor.author | Carmo, Marco Aurélio Zancanela do | - |
dc.contributor.author | Vieira, Renato de Alcino | - |
dc.coverage.spatial | Minas Gerais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-02-24T18:05:19Z | - |
dc.date.available | 2015-02-24T18:05:19Z | - |
dc.date.issued | 2015-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3437 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo analisa a utilização do modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira (MGCAPB) e da metodologia de implantação do Plano de Gestão do Conhecimento (PGC), ambos fundamentados no livro, publicado pelo Ipea, intitulado Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira (Batista, 2012). O trabalho apresenta o MGCAPB e as etapas de implementação do PGC; descreve o histórico da gestão do conhecimento (GC) no governo de Minas Gerais; narra a evolução das discussões em torno da fundamentação do modelo e da organização dos processos de GC; relata a implementação da GC com base no plano estadual e nos planos setoriais; discute o processo de implantação do MGCAPB na Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); aborda a implantação do MGCAPB na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); apresenta as lições aprendidas com a adoção do MGCAPB e com a utilização da metodologia de implementação do PGC, assim como descreve os resultados preliminares obtidos pelos três órgãos do governo de Minas Gerais. No trabalho, argumenta-se que a experiência do governo do estado de Minas Gerais mostra que tanto o modelo como a metodologia de implementação da gestão do conhe¬cimento podem ser úteis a outros governos estaduais. Salienta-se, também, que como a experiência da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag/MG), da PCMG e da PMMG e o início da implementação do plano estadual e dos planos setoriais de GC são ainda muito recentes, não é possível ainda avaliar o impacto das iniciativas de GC no desempenho das instituições. Por isso, recomenda-se a realização de estudos nos próximos anos para verificar a existência de relação de causa e efeito entre as práticas de GC implantadas e os resultados organizacionais, isto é, aumento da eficiência dos processos de trabalho, melhoria da qualidade dos serviços prestados à população e efetividade dos programas e projetos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Casos reais de implantação do modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: a experiência do governo de Minas Gerais | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2038 : Casos reais de implantação do modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: a experiência do governo de Minas Gerais | pt_BR |
dc.title.alternative | Actual cases of the knowledge management framework for the Brazilian public administration: the government's experience of Minas Gerais | en |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 167 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira (MGCAPB) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governo estadual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano de Gestão do Conhecimento (PGC) | pt_BR |
ipea.description.objective | Descrever a utilização do modelo e a metodologia de implantação do PGC pelo governo do estado de Minas Gerais. | pt_BR |
ipea.description.methodology | A metodologia de implementação do Plano de Gestão do Conhecimento é baseada no modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira e é constituída de quatro etapas e vinte atividades, conforme detalhado no quadro 3. do texto. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Anexo: possui anexos | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série Monográfica: Texto para Discussão ; 2038 | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper analyses the application of the knowledge management framework for the Brazilian public administration (MGCAPB) and the methodology of Knowledge Management Plan implementation (PGC), both based on the book published by Ipea entitled Knowledge Management Framework for the Brazilian Public Administration (Batista, 2012). The work presents the MGCAPB and the implementation stages of the PGC, the KM history in the government of Minas Gerais and the debate about the foundations of the framework and KM processes organization. Moreover, it describes KM implementation based on the state plan and sectorial plans; the MGCAPB implementation process in the Civil Police of Minas Gerais (PCMG), the MGCAPB implementation in the Military Police of Minas Gerais (PMMG). Finally, the paper points out lessons learned with the application of the MGCAPB and the methodology of KM Plan implementation, as well as preliminary results achieved by three agencies of the Minas Gerais government. The authors argue that the experience of Minas Gerais government shows that both the framework and the methodology of KM Plan implementation (PGC) may be useful for other state governments. The paper stresses also that the experience of the Planning and Management Secretariat of Minas Gerais (Seplag/MG), PCMG and PMMG and the beginning of the implementation of KM sectorial plans and of the KM state plan are very recent so it is early to assess the KM initiatives impact on organizational performance. Therefore, future studies are recommended to verify if KM initiatives are bringing organizational results such as: process efficiency, quality improvement of services provided for citizens and projects and programs effectiveness. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Livros |
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